Sistema de monitoramento com 4 mil câmeras garante segurança nas escolas municipais de Guarulhos

Segunda, 23 de Outubro de 2023 - 18:18

Nesta segunda-feira (23) foi registrado mais um caso terrível de violência dentro do ambiente escolar, desta feita em uma escola estadual no bairro de Sapopemba, na capital paulista, vitimando uma aluna e deixando outras duas feridas. Situações como essa e outras que ocorreram recentemente em outras regiões do País fizeram com que a Prefeitura de Guarulhos investisse pesado na segurança da rede municipal de ensino, que conta com mais de 119 mil alunos.

“Lamentamos profundamente o que ocorreu na manhã desta segunda-feira, na Capital. Me solidarizo com as famílias e esperamos que fatos como esse não ocorram mais. Nossa preocupação com a segurança de nossos alunos é enorme e por isso não medimos esforços para implantar um sistema de monitoramento por meio de imagens, que vem demonstrando ser muito bem sucedido”, explicou o prefeito Guti.

O sistema

A Administração Municipal instalou aproximadamente 4 mil câmeras em todos os espaços educacionais. Iniciada em abril deste ano, a ação faz parte do sistema de monitoramento do programa Escola Mais Segura, que oferece mais segurança a alunos, pais, professores e demais profissionais que atuam e circulam pelos espaços.

Além disso, as 157 unidades da rede possuem câmeras dos modelos Speed Dome (de alto desempenho e qualidade de imagem, para monitoramento em grandes distâncias) e OCR (reconhecimento óptico de caracteres, em português) em pontos estratégicos.

O programa também contempla a capacitação dos profissionais da educação, alarme, botão SOS Escola, que, quando acionado por meio de um aplicativo, entra em comunicação direta com a GCM, e vigilância motorizada para atender aos chamados.

O sistema de monitoramento digital 24 horas realizado pela Secretaria de Educação é integrado à guarda, que recebe as imagens em caso de ocorrência, e à Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana (STMU), o que permite acesso em tempo real às imagens.

Devido a essas e a outras ações de políticas públicas voltadas à segurança, em agosto a cidade de Guarulhos apareceu em primeiro lugar no anuário 2023 de cidades mais seguras com população acima de 1 milhão de habitantes, à frente de oito capitais. A MySide, empresa do ramo imobiliário especializada em tecnologia, elaborou o ranking a partir da análise da quantidade de mortes violentas a cada 100 mil habitantes.

Imagem: Nícollas Ornelas/PMG