Subsecretaria de Acessibilidade apresenta o projeto Dispa-se para público de 80 pessoas

Sexta, 01 de Dezembro de 2023 - 17:19

A Subsecretaria de Acessibilidade e Inclusão de Guarulhos apresentou nesta quinta-feira (30), no auditório da EE Antonio de Ré, no Macedo, o projeto Dispa-se a uma plateia de 80 pessoas formada por servidores da pasta e um grupo de pessoas com deficiência assistidas pela Prefeitura. A proposta foi fazer uma reflexão, quebrar paradigmas e mudar o comportamento como forma de combate ao capacitismo e ao bullying.

A dinâmica do Dispa-se é fazer com que as pessoas escolham um objeto doado ao projeto e adivinhem qual é a deficiência do doador desse item. Depois elas assistem a vídeos curtos com depoimentos de pessoas com deficiência assistidas pela subsecretaria sobre o processo de reabilitação de cada uma e a relação que elas têm com o objeto doado.

“As histórias relatadas nos vídeos não apenas nos conectam por meio da diversidade, mas também nos lembram da importância da inclusão. Ao compartilhar experiências e desafios construímos uma comunidade mais forte e empática. Que cada narrativa inspire ações inclusivas e promova um futuro mais acessível para todos. Agradeço a cada participante por contribuir para a construção dessa narrativa coletiva de diversidade e inclusão”, disse a subsecretária Mayara Maia.

Na oportunidade as seis pessoas com deficiência que atuaram no vídeo do projeto homenagearam com o troféu Acessibilidade pessoas com importante papel na reabilitação delas, como o pedagogo e professor do CEU Bonsucesso Matheus Sandre Rodrigues. Ele é deficiente visual e agraciou a educadora Fernanda Oliveira, que ministra aulas de orientação em mobilidade (uso da bengala) para a garantia da vida autônoma por meio do projeto Práticas Educativas para a Inclusão Social (Peis), que também oferece aulas de soroban (manuseio de instrumento de cálculos matemáticos) e de leitura e escrita no sistema Braille.

Matheus foi o primeiro aluno a integrar o Peis, em 2018. “A palavra que resume o valor do projeto e da Fernanda na minha vida é ‘essencial’, porque eles abriram meus olhos para a vida de uma forma diferente e hoje tenho autonomia e independência e trabalho. Ando por aí com segurança e com minha bengala”, disse o pedagogo.

O Dispa-se faz parte da proposta Vivência – Conhecer para Acolher, que é desenvolvida em instituições de ensino e empresas. Interessados devem entrar em contato pelos telefones (11) 2422-7376 ou 2414-3685.

Fotos: Márcio Lino/PMG

Galeria de Imagens: https://www.guarulhos.sp.gov.br/node/24264