Uso de máscaras nos ônibus tem adesão total dos passageiros em Guarulhos

Segunda, 04 de Maio de 2020 - 15:52

Após o trabalho de informação e distribuição gratuita de máscaras aos usuários que não a estavam utilizando nos terminais de ônibus da cidade durante toda a semana passada, não houve registro de pessoas sem o equipamento de proteção para embarcar nos veículos nesta segunda-feira (4) em Guarulhos. Desde o último dia 27 é vedado pelo decreto municipal 36.811, publicado no dia 21 de abril, o ingresso nos coletivos para quem não estiver usando máscara, numa iniciativa da Prefeitura contra a disseminação do coronavírus.

A adesão total dos passageiros foi constatada por funcionários da Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana (STMU), que realizaram o monitoramento a partir das 4h30 nos seis terminais da cidade.

Nos táxis e transporte de passageiros por aplicativos o movimento de utilização das máscaras de proteção contra a propagação da Covid-19 já começou antes mesmo da publicação do decreto. Nessa modalidade, a adesão foi ainda mais rápida por parte de usuários e motoristas.

Ações

Em relação ao trabalho desenvolvido pela STMU na semana passada foram distribuídas 1.397 máscaras gratuitamente aos usuários e 1.653 pessoas receberam orientações gerais, sendo 97 especificamente para os idosos.

A Prefeitura também prossegue com o trabalho de limpeza contínua dos terminais da cidade. São utilizados caminhões-bomba de grande potência para a higienização de todos os boxes de paradas de ônibus, além dos pontos de espera dos passageiros. A limpeza é feita com cloro. Já as empresas de transportes têm a obrigatoriedade de proceder à limpeza dos coletivos após cada viagem.

Fotos: Divulgação/PMG