Vigilância em Saúde promove roda de conversa sobre o desafio das cidades aeroportuárias

Quinta, 15 de Setembro de 2022 - 14:08

Na última terça-feira (13) o Departamento de Vigilância em Saúde (DVS) de Guarulhos promoveu a roda de conversa “Cidades Aeroportuárias - Desafios em Vigilância em Saúde”. O evento aconteceu no auditório da Secretaria da Saúde e teve como palestrantes Elisabeth Claudia Lacher e Addôr, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Simone Fargetti, do Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado de São Paulo, e Fernanda Nunes da Matta Carmo, coordenadora do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde de Guarulhos (Cievs) e servidora do DVS.

As palestrantes discutiram o olhar das três esferas de governo (federal, estadual e municipal) em relação aos desafios em vigilância em saúde no contexto das cidades aeroportuárias, como é o caso de Guarulhos.

Elizabeth Addôr compartilhou os números da realidade vivenciada no Aeroporto Internacional de Guarulhos, marcada pelo alto fluxo de passageiros, cargas e voos diariamente. Relatou ainda as atividades realizadas pela Anvisa e os principais desafios a serem superados em relação à vigilância.

Já Simone Fargetti trouxe o cenário do Estado de São Paulo em relação à população e infraestrutura e falou sobre a movimentação no aeroporto e sua estrutura, a missão e as atividades realizadas pelo Cievs, ressaltando as estratégias de enfrentamento às situações de emergência em saúde pública.

Por último, Fernanda da Matta Carmo falou sobre o Cievs Guarulhos, seu histórico, estrutura, processo de trabalho, parceiros, atuação na vigilância de rumores, produtos realizados (alertas, informes, boletins, notas técnicas, fluxogramas) e os principais desafios para a melhoria do trabalho realizado.

As palestrantes, bem como os membros da mesa de abertura, trouxeram ainda para o diálogo o cenário da chegada de refugiados de diversos países no Estado de São Paulo, pelo aeroporto internacional, e os desafios inerentes à Vigilância em Saúde em tal contexto.

Promovido pelo Departamento de Vigilância em Saúde, o ciclo de rodas de conversa teve início no ano de 2019.

Fotos: Divulgação/PMG