Vigilância promove roda de conversa sobre saúde única

Quarta, 27 de Abril de 2022 - 21:38

Na última terça-feira (26) o Departamento de Vigilância em Saúde (DVS) de Guarulhos iniciou mais um ciclo de roda de conversas com o tema “One Health: a importância da abordagem da saúde única para a Vigilância em Saúde”. O evento, que é realizado desde 2019 com diversos encontros, ocorreu no auditório da Secretaria da Saúde e teve a médica veterinária e servidora da pasta e do Instituto Pasteur, Adriana Maria Lopes Vieira, como palestrante deste primeiro encontro.

Cerca de 70 pessoas, entre servidores dos departamentos de Assistência Integral à Saúde (Dais) e de Recursos Humanos da Saúde (DRHS), além da própria Vigilância em Saúde, da Secretaria do Meio Ambiente e do Conselho Municipal de Saúde, participaram e foram recebidos ao som de voz e violão do músico e servidor Juliano Neto Matos.

A mesa de abertura contou com a presença da diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Valeska Aubin Zanetti Mion; de Maria Zélia Brito de Sousa, presidente do Conselho Municipal de Saúde de Guarulhos; de Karen Avilez de Andrade, gerente do Centro de Controle de Zoonoses; de Patrícia Rosa da Silva, gerente de Epidemiologia e Controle de Doenças; de Luciana Fontes, gerente da Vigilância Sanitária; de Ligia Ortolani dos Santos, diretora do Dais; e de Claudete Ignácio, representando o secretário Municipal de Meio Ambiente, Abdo Mazloum, além da palestrante.

Adriana Vieira explicou o tema “One Health” (em português, saúde única), conceito que trata da inter-relação indissociável entre as saúdes humana, animal e ambiental. A médica ressaltou a importância de políticas públicas para prevenção e controle de enfermidades em todos os territórios e discorreu sobre elementos para melhor entender as zoonoses e as doenças infecciosas.

Durante sua fala alertou para a necessidade de vigilância das zoonoses, a importância da saúde animal e o fato de que ações sobre o meio ambiente, como desmatamento, mudanças no solo, comércio ilegal e irregular de animais silvestres e mudanças climáticas serem fatores para o surgimento de doenças.

Os participantes estabeleceram diálogo com a palestrante e trouxeram questões como a importância da intersetorialidade e da intrasetorialidade, além de reforçarem a relevância do tema e a necessidade de o debate ser ampliado para outros departamentos e secretarias.

Fotos: Divulgação/PMG