1º Seminário de Segurança Viária discute redução da mortalidade no trânsito de Guarulhos

Segunda, 29 de Abril de 2019 - 16:22

Com mais de 400 inscritos, a Prefeitura de Guarulhos realizou na última sexta-feira (26), no auditório do Teatro Adamastor, no Macedo, o 1º Seminário de Segurança Viária – Educação para o Trânsito, iniciativa da Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana (STMU), em conjunto com o Grupo de Segurança Viária. Estiveram presentes representantes de 38 cidades de seis estados brasileiros.

Na abertura, o prefeito Guti salientou que “o objetivo do encontro é fazer com que a segurança no trânsito de Guarulhos siga rumo aos níveis encontrados nas cidades europeias, que conseguiram diminuir consideravelmente o índice de mortalidade em acidentes”. Já o secretário de Transportes e Mobilidade Urbana, Paulo Carvalho, agradeceu o empenho do diretor do Departamento de Trânsito, Styvenson Koga, para a realização do evento e agradeceu a todos os que compareceram para somar esforços visando preservar vidas no trânsito. 

O seminário teve como foco a educação para o trânsito, através da troca de conhecimentos sobre experiências realizadas em diversas cidades do País, visando a redução do número de acidentes, principalmente daqueles que apresentam alto índice de mortalidade. 

Seis palestrantes falaram sobre os temas: Importância das Campanhas Educativas, com Roberta Torres; Exames Toxicológicos, com  dr. Anthony Wong; Importância da Lei Seca, com Marcio José Pontes, secretário-adjunto da STMU;  Educação para o Trânsito nas Escolas e Universidades, com Irene Rios; Segurança para Motociclistas, com José Roberto Favaro, e Nilton Gurman, da ONG Não foi Acidente, falou sobre a responsabilidade criminal no trânsito. Entre as palestras, houve o depoimento de um jovem que sobreviveu a um acidente de trânsito e segue em atendimento pelo sistema de saúde municipal.

O encerramento foi realizado por equipe da Subsecretaria de Acessibilidade e Inclusão que tem realizado constante capacitação dos motoristas de ônibus para atendimento às pessoas com deficiência usuárias do transporte  público. 

Fotos: Sidnei Barros/PMG