Ação no calçadão da rua Dom Pedro II marca o Dia Internacional Contra a LGBTQIAPFobia

Terça, 17 de Maio de 2022 - 12:00

A Prefeitura de Guarulhos promoveu nesta terça-feira (17) a 4ª edição do “Me dá uma Abraço”, em celebração ao Dia Internacional Contra a LGBTQIAPFobia, no calçadão da rua Dom Pedro II, no Centro. A iniciativa da Subsecretaria de Políticas da Diversidade, integrante da Secretaria de Direitos Humanos, envolveu voluntários e militantes da causa LGBTQIAP+, que seguravam placas convidando os pedestres a receber um abraço.

O secretário de Direitos Humanos, Alexandre Dentista, prestigiou a atividade no calçadão. "Fiz questão de prestigiar essa ação na (rua) Dom Pedro II, cuja ideia é chamar a atenção da população em geral para combatermos o preconceito contra a diversidade e buscarmos uma sociedade mais igualitária, respeitando as diferenças pessoais. Fiquei até emocionado com a manifestação havida, pois tudo o que querem é respeito, atenção e compreensão”, comentou o secretário.

“A ação é de suma importância para que as pessoas se lembrem de incluir a população LGBTQIAP+ nas suas vidas, na sociedade, empresas, escolas, faculdades, entre outros setores. Que a gente possa aceitar o outro como ele é e não da forma como imaginamos ou que gostaríamos que fosse. Temos que entender que ninguém vira homossexual, transexual ou heterossexual. As pessoas nascem com essas orientações e temos que aceitá-las”, disse a subsecretária de Políticas da Diversidade, Ana Marques.

O 17 de maio representa a luta por igualdade e respeito à diversidade e se refere ao dia em que a homossexualidade deixou de ser considerada uma patologia pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Em Guarulhos a data foi oficializada como Dia Municipal de Combate à Homofobia e passou a fazer parte do calendário oficial de eventos da cidade, conforme a lei nº 7.470/2016.

Atualmente o termo mais usado é LGBTQIAPFobia por incluir outros tipos de sexualidade. Este é um conceito que abrange diversas formas de agredir pessoas que não são heterossexuais ou cisgênero, seja de forma verbal, física ou psicológica.

Imagens: Divulgação/PMG