Adolescentes do Jovens em Ação celebram fim de cursos

Quinta, 14 de Dezembro de 2017 - 11:00

Cerca de 200 adolescentes do “Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) Jovens em Ação”, ligado à Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social (SDAS), receberam nesta terça-feira, dia 12, os certificados de conclusão das atividades realizadas durante este ano.  Realizada no Adamastor Centro, a cerimônia contou ainda com apresentações de canto, poemas e dança dos participantes.

O secretário de Desenvolvimento e Assistência Social (SDAS), Alex Viterale, abordou a intenção de ampliar a atuação do “Jovens em Ação”. “Em 2018, a Secretaria irá trabalhar para alcançar mais jovens e fazermos a inserção deles no mercado de trabalho”, afirmou o gestor.

Já a chefe de divisão da Proteção Básica da SDAS, Márcia Smerdel, salientou o papel dos adolescentes na divulgação do serviço. “A SDAS acredita na importância deste trabalho na vida dos jovens e esperamos que eles sejam agentes multiplicadores para trazer mais jovens para o serviço”, disse  Márcia.

Entre os resultados obtidos pelo “Jovens em Ação” em 2017, segundo dados apresentados pela Chefe de Seção Técnica do SCFV, da SDAS, Márcia Luiza Trindade Corrêa de Melo, estão melhora do hábito de leitura dos adolescentes, retorno à escola e participação em processo seletivo do programa Jovem Aprendiz (em parceria com o CIEE – Centro de Integração Empresa-Escola), sendo que, de 20  adolescentes participantes do processo seletivo, 12 obtiveram emprego.

Jovens em Ação

O Jovens em Ação faz parte do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV)  e é voltado para adolescentes de 14 a 17 anos.  Ele é disponibilizado nos 12 CRAS e visa fortalecer as relações familiares e comunitárias, além de promover a integração e a troca de experiências entre os participantes, valorizando o sentido de vida coletiva.

A proposta é oferecer atendimento em grupo com atividades artísticas, culturais, de lazer e esportivas, criando situações desafiadoras, estimulando e orientando os jovens na construção e reconstrução de suas histórias e vivências individuais, coletivas e familiares. Os encontros dos integrantes acontecem duas vezes por semana, nos quais debatem e trabalham temas escolhidos.

Entre os temas trabalhados em 2017 estão Juventude e Identidade; Mundo Vitual; Relação Familiar; Meio Ambiente e Sustentabilidade; Violência Doméstica; Educação e Mundo do Trabalho; Saúde, Qualidade de Vida e Bem-Estar; e Esporte, Cultura e Lazer.

 Para participar do programa, o adolescente interessado deve procurar o CRAS da região se inscrever, lembrando que devem estar dentro do perfil de famílias atendidas por programas sociais. O endereço dos CRAS podem ser obtidos no site www.guarulhos.sp.gov.br/secretarias/desenvolvimento-e-assistencia-social.

Fotos: Fabio Nunes Teixeira/PMG