Assistidas pela Residência Inclusiva participam de ações da Luta Antimanicomial

Segunda, 20 de Maio de 2019 - 18:02

Na última quinta-feira, dia 16, cinco assistidas pelo Serviço de Acolhimento Institucional em Residência Inclusiva da Prefeitura, parceria com a organização da sociedade civil, Casa de Maria Maranathá, participaram do Dia de Luta Antimanicomial promovido na UBS Allan Kardec, no Jardim Presidente Dutra, pela Secretaria Municipal de Saúde.

Acompanhadas pelas cuidadoras e pela equipe técnica do Serviço de Residência Inclusiva, as residentes participaram de um café da manhã coletivo na UBS e visitaram barracas com exposição de artesanato e outros itens confeccionados pelos usuários dos serviços de saúde mental da Prefeitura. A programação incluiu ainda apresentação teatral, música ao vivo e dança. Os participantes realizaram ainda uma passeata pelo bairro até o Caps Arco Iris e praça Orobó.

O objetivo do Movimento de Luta Antimanicomial é discutir e refletir sobre a busca da garantia dos direitos das pessoas com transtornos mentais e problemas relacionados ao uso de álcool e outras drogas, lembrando que todas as pessoas têm o direito fundamental à liberdade, à vida em sociedade e ao cuidado de forma digna e com qualidade, em vez do isolamento e dos tratamentos desumanos.

O Serviço de Acolhimento Institucional em Residência Inclusiva é oferecido pela Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social com atendimento 24 horas, sete dias por semana, às pessoas entre com idade entre 18 e 59 anos, com deficiência, em situação de dependência, prioritariamente beneficiários do Benefício da Prestação Continuada (BPC) e que não disponham de condições de autossustentabilidade, nem retaguarda familiar e/ou que estejam em processo de desinstitucionalização de organizações de longa permanência. Os encaminhamentos para este serviço são realizados pela própria Secretaria.

Imagens: Divulgação/PMG