Assistidos do Acolhimento Taboão expõem artesanato na praça Getúlio Vargas até o dia 23

Terça, 17 de Dezembro de 2019 - 15:21

Guirlandas de Natal, cestas de vários tamanhos, cores e formas e garrafas decoradas, entre outros produtos–confeccionados por um grupo de assistidos e desacolhidos do Serviço de Acolhimento Institucional Adulto Masculino Taboão (Casa de Acolhimento Taboão)–,podem ser apreciados pelos que passarem na praça Getúlio Vargas até a próxima segunda-feira (23). As peças estão expostas em dois gazebos e podem ser adquiridas para presentear no Natal.Os itens são feitos de materiais reciclados como jornais e garrafas de vidro nas oficinas do Projeto de Geração de Renda e Autonomia para Pessoas Acolhidas, Ex-Moradores, da Prefeitura de Guarulhos, viabilizado pela Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social.

No último fim de semana, dias 14 e 15, o grupo participou da Feira de Economia Solidária no Bosque Maia. A venda do artesanato, no caso do desacolhido, está servindo para custear suas despesas pessoais e pagar o aluguel.

De acordo com a coordenadora do projeto, a assistente social Maria do Roccio Gomes Santos, quanto maior o tempo de permanência nas ruas, mais difícil é sair delas. “Quem passa pela experiência de viver nas ruas sobrevive em constante situação de vulnerabilidade com muitos prejuízos: quebra de vínculos familiares e na convivência social, perda de trabalho, entre outros. O período em que vão às oficinas melhora a convivência entre os acolhidos, passamos a conhecê-los melhor ouvindo relatos de suas histórias, facilitando as intervenções técnicas e assim entendemos suas necessidades e expectativas”, explicou a assistente social.

A participação do acolhido nessas feiras o aproxima da comunidade, segundo Roccio. “É a realização prática dos objetivos do projeto porque tira o acolhido de dentro do equipamento da Prefeitura, colocando-o na comunidade como uma prática de retorno ao convívio social”, afirma.

Geração de renda e autonomia

O projeto de Geração de Renda e Autonomia visa a estimular a autoconfiança e o diálogo entre os acolhidos, além de promover a autonomia e o retorno à vida social e familiar (desinstitucionalização).

Duas vezes por semana os conviventes do Acolhimento Taboão são convidados a participar das aulas de artesanato, nas quais aprendem diversas técnicas como decoupagem (decorar objeto com recortes de papel) com guardanapo, marmorização, efeito pedra, vintage, arranjos florais em latas e flores de jornal.

Com capacidade para 50 pessoas, o Acolhimento Taboão localiza-se ao lado do Restaurante Popular Solidariedade Josué de Castro. Desde novembro de 2017 acolhe pessoas em situação de rua e funciona 24 horas.

Além do acolhimento, oferece oficina de horta, artesanato e de conversações, onde os usuários têm oportunidade de contar suas histórias de vida e seus anseios. O serviço realiza ainda trabalho técnico e encaminhamentos para outras instituições, conforme cada perfil e faixa etária.

Fotos: Divulgação/PMG