Campanha “Coração Azul” alerta população de Guarulhos sobre tráfico de pessoas

Quarta, 31 de Julho de 2019 - 11:10

Guarulhos realizou nesta terça-feira (30), Dia Mundial de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, uma ação de mobilização da população com a distribuição de panfletos, informativos e adesivos no calçadão da rua Dom Pedro II, em frente à Igreja Matriz, no Centro. A iniciativa da Prefeitura faz parte da programação da “Semana Nacional de Mobilização para o Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas”, conhecida também como campanha “Coração Azul”, aberta na noite desta segunda-feira (29) com a iluminação de azul da Casa Branca e com cerimônia no auditório do Paço Municipal, no Bom Clima. Até este sábado, dia 3, estão programadas diversas atividades como roda de conversa e palestras.

A secretária-adjunta de Desenvolvimento e Assistência Social, Claudia Papotto, participou da abertura e abordou o objetivo da ação. “A Semana de Mobilização foi aberta e teremos atividades durante a semana toda. O dia instituído pela ONU é 30 de julho, no qual temos a campanha do “Coração Azul”, e com isso a sensibilização para despertar a solidariedade com as vítimas e encorajar a sociedade a participar do enfrentamento ao tráfico de pessoas”, afirmou a gestora.

Para o técnico de produção, José Aparecido Rodrigues, 47 anos, o tráfico de pessoas é um assunto que não se imagina ocorrer por perto. “A gente vê falar disso direto na TV e não espera que pode acontecer próximo da gente. É um absurdo, uma falta de humanidade,” disse o morador do Jardim Tranquilidade, que recebeu folhetos sobre a campanha.

A moradora do Jaçanã, Lindinalva Gomes, 68 anos, fez questão de colocar o adesivo da campanha na blusa. “É muito triste. Acho horrível que isso aconteça”, afirmou a idosa que costuma vir a Guarulhos para fazer compras na região central.

De acordo com a chefe de divisão técnica e responsável pela Proteção Social Especial de Média Complexidade da Pasta, Gislene Rebouças da Costa, o tráfico de pessoas pode ocorrer não apenas internacionalmente, mas internamente, entre cidades e estados brasileiros. “O município tem várias rodovias e o aeroporto, que são portas de entrada e saída de pessoas. Temos que sensibilizar a sociedade como um todo para ficar atenta às possibilidades”, disse a técnica.

Guarulhos realiza ações no enfrentamento ao tráfico de pessoas através do PAAHM – Posto Avançado de Atendimento Humanizado ao Migrante. Localizado no Aeroporto Internacional de Guarulhos, o posto, ligado à Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social, atua na proteção e promoção de soluções humanitárias e solidárias aos migrantes, realizando aproximadamente 100 atendimentos mensais que envolvem a identificação de possíveis vítimas de tráfico, refugiados, deportados e migrantes em geral. Denúncias podem ser realizadas por meio do disque 100 ou ligue 180.

Em 2018, 159 denúncias foram feitas pelo disque 100, da Secretaria Nacional dos Direitos Humanos, sendo a maioria (17%) ocorrida dentro do País e tendo como a exploração sexual como finalidade. De acordo com o relatório, a maioria das vítimas são mulheres de 15 a 17 anos.

Confira toda a programação da Semana Nacional de Mobilização para o Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas:

31/7 – 4ª feira – 9h – Roda de Conversa “Desafios e Perspectivas para o Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas” – encontro com profissionais para troca de vivências sobre o tema – Local: auditório da Secretaria de Educação (rua Claudino Barbosa, 313, Macedo)

1º/8 – 5ª feira – 9h - Palestra sobre Identificação e Prevenção ao tráfico de pessoas com a presidente da ASBRAD, Dalila Figueiredo – Local: sala de Imprensa no Aeroporto Internacional de Guarulhos - Asa D

2/8 – 6ª feira – 19h - Palestra “Panorama Mundial acerca do Tráfico de Pessoas”, com o coordenador do Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas do Estado de S.Paulo, Ricardo Alves – Local: Salão de Artes do Adamastor Centro (avenida Monteiro Lobato, 734, Macedo)

3/8 – sábado – 10 h– Encerramento da Semana com distribuição de informativos no Posto Avançado de Atendimento Humanizado ao Migrante - PAAHM – Local: PAAHM (Aeroporto Internacional de Guarulhos - Terminal 2 - Asa B - Mezanino - Sala 116)

Imagens: Nicollas Ornelas/PMG e Fabio Nunes Teixeira/PMG