Campanha do Laço Branco pelo fim da violência contra a mulher chega à UBS São Rafael

Terça, 28 de Novembro de 2023 - 17:42

A Subsecretaria de Políticas para as Mulheres de Guarulhos promoveu nesta terça-feira (28) o Movimento do Laço Branco – Homens Unidos pelo Fim da Violência contra a Mulher na UBS São Rafael distribuindo laços de fita branca juntamente com um folheto informativo ao público masculino. A proposta é que os homens assumam o compromisso de não cometer e nem permitir a violência contra a mulher.

A iniciativa da Prefeitura de Guarulhos faz parte da programação da campanha 16 + 5 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres, lançada no último dia 17, que visa a sensibilizar e mobilizar a população sobre a questão por meio de atividades e orientações em diversos bairros, como rodas de conversa, palestras e a distribuição de um laço branco.

“É muito importante incluir os homens na discussão da violência doméstica, reconhecer as atitudes e os comportamentos do sistema patriarcal e machista marcado pela subordinação e a imposição física como condição de relação. É preciso refletir sobre esse sistema e parar de reproduzi-lo no seu dia a dia”, disse a subsecretária de Políticas para as Mulheres, Verinha Souza.

A gestora destacou ainda a importância de os homens se posicionarem a favor da mulher ao presenciarem uma agressão física, assédio ou outro tipo de violência. “O agressor tem que saber que a sua atitude não é aceitável pelos outros homens. Isso serve também para as piadas machistas nos círculos de amigos ou os casos considerados brincadeiras, principalmente no ambiente de trabalho”, afirmou Verinha.

Programação

29/11 – 14h – roda de conversa Vamos falar sobre Violência Contra a Mulher – Local: Casa da Mulher Clara Maria Haroldo Veloso (rua Agostinho dos Santos, 20, Conjunto Habitacional Haroldo Veloso);

4/12 – 9h30 – documentário Nós Não Somos Bichos – Local: Espaço da Mulher Clara Maria Pimentas (estrada do Caminho Velho, 352, Pimentas);

4/12 – 10h – palestra Guarulhos Acolhendo e Protegendo – Falando sobre Violência Doméstica – Local: CIC Marcos Freire (estrada do Capão Bonito, 63, Jardim Maria de Lourdes);

5/12 – 14h – roda de conversa Quarto de Despejo – Carolina Maria de Jesus – Local: Casa da Mulher Clara Maria Vila Galvão (rua Brigadeiro Lima e Silva, 565, Vila Galvão);

6/12 – 10h30 – palestra Violência contra a Mulher e Campanha do Laço Branco – Local: Zinni e Guel Ind. de Autopeças (Água Chata);

7/12 – 14h – palestra Desconstruindo o Racismo – Local: Casa da Mulher Clara Maria Bom Clima (rua Morro Agudo, 112, Jardim Bom Clima);

7/12 – 13h – palestra Enfatizar a Igualdade entre as Assistidas da Casa da Mulher – Local: Casa da Mulher Haroldo Veloso (rua Agostinho dos Santos, 20, Conjunto Habitacional Haroldo Veloso);

7/12 – 14h – roda de conversa Vencendo as Diferenças – Local: Casa da Mulher Clara Maria Recreio São Jorge (rua das Margaridas, s/nº, Recreio São Jorge);

14/12 – 9h – posse do Conselho Municipal de Políticas para Mulheres – biênio 2024/2025 – Local: auditório da Secretaria de Educação (rua Claudino Barbosa, 313, Macedo).

Fotos: Marcio Lino/PMG

Galeria de Imagens: https://www.guarulhos.sp.gov.br/node/24219