Cempics tem exposição e atividades voltadas às mulheres em março

Segunda, 11 de Março de 2024 - 16:14

Na última sexta-feira (8), em celebração ao Dia Internacional das Mulheres, o Centro Multiprofissional de Práticas Integrativas e Complementares da Saúde (Cempics) de Guarulhos abriu a exposição Mulheres que se Reinventam, uma coleção da multiartista guarulhense Meg Cross, nome artístico de Margaret Cruz.

 

A mostra abrigada no Cempics é composta por cinco telas, entre elas Euterpe, uma homenagem à deusa grega da música, a releitura Lígia, Mulher de Chapéu Amarelo, inspirada no nome escolhido caso a artista tivesse uma filha, e Cadeira Mulher, capa de um livro que retrata a reinvenção de mulheres durante a pandemia. A diversidade das peças, incluindo Princesa Carla Perón, que propõe a liberdade das mulheres serem o que quiserem, e o autorretrato de Meg Cross, destaca-se como uma narrativa artística significativa e impactante sobre a resiliência feminina.

 

No dia 19, às 9h, a própria artista estará presente no Parque Júlio Fracalanza para conduzir uma roda de conversa sobre a exposição. Durante o evento ocorrerá o sorteio de um livro com a ilustração da capa de uma de suas obras, além da leitura de um conto de sua autoria, intitulado Cadeira de Mulher: Crônicas, Contos e Outros Pontos, organizado por José Alaercio Zamuner. A poetisa também declamará sua poesia Clamor de Paz, vencedora de diversos prêmios literários, como o Concurso Dolores Duran Arte das Palavras Femininas.

 

Já no dia 26, também às 9h, a artesã Mariangela Girardelli, advogada por formação, mas apaixonada por artesanato, guiará a oficina Fofurinha de Páscoa – Cesto Coelho para uma Páscoa Encantada. Nessa atividade os participantes terão a oportunidade de aprender a confeccionar um cesto em crochê em formato de coelho, proporcionando uma troca de saberes e habilidades artísticas. Para se inscrever é necessário preencher o formulário disponível no link bit.ly/OficinaFofurinhaPáscoa, além de levar tesoura e agulha de crochê número 8 ou 10, preferencialmente.

 

Atividades abertas e permanentes

 

Além desses eventos específicos, o Cempics oferece atividades abertas à população e permanentes na tenda branca, como as Danças Circulares, que acontecem todas as segundas-feiras do mês, às 9h, com a educadora física Priscila Evangelista da Silva. As danças de roda ajudam a desenvolver a consciência corporal, melhorar a postura e aumentar a flexibilidade.

 

As terças-feiras, às 9h, são marcadas pela Oficina de Expressão Artística. O objetivo é produzir intervenções no parque, decorando-o e tematizando-o com as respectivas cores dos meses estabelecidas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pelo programa Movimenta Saúde. Neste mês, o Março Roxo, as prioridades são a prevenção à tuberculose, o Dia Internacional da Mulher e a Páscoa.

 

O Lian Gong e o Tai Chi Qi Gong são realizados às sextas-feiras, às 10h. As práticas chinesas aplicadas pela médica e musicoterapeuta Telma de Moura Reis são de baixo impacto e adequadas a pessoas de todas as idades e níveis de aptidão física.

 

Serviço

 

O Cempics está localizado dentro do Parque Júlio Fracalanza, que fica na rua Joaquim Miranda, 471, Vila Augusta.

 

Fotos: Divulgação/PMG