Conferência Municipal de Juventude elege 16 delegados e vota propostas para a etapa estadual

Segunda, 25 de Setembro de 2023 - 16:21

Guarulhos realizou no último sábado (23) a 4ª edição da Conferência Municipal de Juventude, com o tema Reconstruir no Presente, Construir o Futuro: Desenvolvimento, Direitos, Participação e Bem Viver, no Salão de Artes do Adamastor. O evento elegeu 16 delegados, todos representantes da sociedade civil, para integrar a conferência estadual, que acontecerá nos dias 27 e 28 de outubro em Olímpia. Também foram debatidas e votadas propostas municipais baseadas em 12 eixos, as quais irão compor projetos futuros da cidade e serão levadas à conferência paulista.

Entre os eixos balizadores dessas discussões estão direito à cultura, ao desporto e ao lazer, à comunicação e à liberdade de expressão, direito à educação, à profissionalização, ao trabalho e à renda, direito à diversidade e à igualdade, direito à saúde, ao território e a mobilidade, direito à sustentabilidade e ao meio ambiente, direito à cidadania, à participação social e política e à representação juvenil, direito à segurança pública e ao acesso à Justiça, ao Sistema Nacional de Juventude (Sinajuve).

“Este é um espaço importantíssimo para a juventude da cidade para que ouçamos diretamente quais as suas necessidades e assim possamos elaborar políticas públicas. Daqui sairão as sugestões que serão levadas ao Estado e quem sabe os jovens de Guarulhos poderão pautar as políticas em âmbito nacional”, afirmou o subsecretário da Juventude, Cesar Sousa, na abertura do evento.

A conferência, de acordo com o presidente do Conselho Municipal da Juventude, Lucas Felipe de Miranda, faz parte de um processo de rearticulação da participação social das juventudes na construção de políticas públicas eficazes, principalmente para as juventudes afastadas do Centro da cidade. “A escuta ativa sempre será uma etapa crucial na busca por uma comunidade mais igual e justa para todos”, disse Miranda.

A iniciativa é organizada pelo Conselho Municipal da Juventude em parceria com a Subsecretaria da Juventude, integrante da Secretaria de Direitos Humanos de Guarulhos.

Imagens: Divulgação/PMG