Conselho de Políticas para as Mulheres elege pela 1ª vez representantes da sociedade civil

Quarta, 22 de Novembro de 2023 - 17:11

O Conselho Municipal de Políticas para as Mulheres (CMPM) de Guarulhos promoveu nesta quarta-feira (22), na Casa das Rosas, Margaridas e Betes (Macedo), a eleição de dez representantes da sociedade civil que irão compor o órgão no biênio 2024/2025. Esta é a primeira vez que o pleito é realizado, uma vez que desde 2010, quando o CMPM foi instituído, o número de instituições inscritas era o mesmo das vagas, não sendo necessária a realização da votação.

Ao todo membros de 12 instituições foram inscritos nesta eleição para a escolha de dez. O conselho é paritário e formado por 40 mulheres: 20 conselheiras (titulares e suplentes) representando o poder público e 20 conselheiras (titulares e suplentes) representando a sociedade civil.

O Conselho Municipal de Políticas para as Mulheres atua em eixos como educação, saúde, segurança, cidadania, trabalho, habitação, entre outros. “O CMPM propõe ao poder público o desenvolvimento de políticas públicas que promovam a vida plena e digna para todas as mulheres de nosso município”, afirmou a atual presidente do órgão, Irene Araujo.

Ela também destacou a importância da participação da sociedade civil, por meio de membros de instituições que atuam na causa dos direitos das mulheres, na composição do CMPM. “Os representantes dessas instituições, em sua atuação direta com as mulheres, identificam as necessidades delas e as trazem ao conselho, as quais são discutidas nas reuniões ordinárias mensais e servem para a elaboração de propostas para a melhoria da qualidade de vida de nossas mulheres”, explicou a presidente do conselho.

Já a subsecretária de Políticas para as Mulheres, Verinha Souza, ressaltou o momento histórico da eleição para o CMPM. “Desde sua criação é a primeira vez que realizamos a eleição dos representantes da sociedade civil. Para o próximo biênio acredito que continuaremos com um conselho atuante e parceiro em nossa cidade, buscando sempre garantir o acesso das mulheres guarulhenses aos seus direitos, propondo e fiscalizando políticas públicas para eliminação de toda a forma de violência de gênero”, afirmou a gestora.

O conselho

O Conselho Municipal de Políticas para Mulheres é um órgão autônomo de caráter permanente, consultivo, propositivo e fiscalizador. Tem a finalidade de acompanhar, avaliar e monitorar as políticas e ações do governo municipal dirigidas às mulheres, bem como apontar e formular as diretrizes da política municipal para a promoção da igualdade de gênero e o combate a toda e qualquer forma de discriminação contra a mulher.

O comando do órgão é alternado, ou seja, o próximo biênio (2024-2025) trará o poder público ocupando a presidência e a sociedade civil a vice-presidência. A posse da nova composição está prevista para o próximo mês.

Fotos: Marcio Lino/PMG

Galeria de Imagens: https://www.guarulhos.sp.gov.br/node/24145