Cursos profissionalizantes iniciam aulas com mais de 900 pessoas em Guarulhos

Terça, 12 de Março de 2024 - 17:56

A Prefeitura de Guarulhos iniciou nesta terça-feira (12) a formação de mais 925 munícipes em cursos profissionalizantes gratuitos com foco em geração de renda. Os novos alunos se reuniram no Adamastor para conhecer os seus professores, retirarem as apostilas e receberem as boas-vindas do prefeito Guti e do secretário de Desenvolvimento e Assistência Social, pasta responsável pelos cursos, Fábio Cavalcante.

Por meio de um vídeo exibido aos estudantes, o chefe do Executivo saudou-os e ressaltou a importância das formações. “Vocês estão sendo disruptivos, buscando mudança de vida e melhorando o currículo. Ver vocês aderindo aos nossos cursos de capacitação é uma alegria porque sabemos que por meio deles é possível trilhar um caminho de progresso”, disse.

Por sua vez, Cavalcante ficou responsável por apresentar os profissionais que estarão em sala de aula para acompanhar os formandos pelos próximos meses. “Esses profissionais são incríveis e, graças ao trabalho realizado por eles dentro das salas de aula e também fora delas, já temos cerca de 5,7 mil pessoas com seus diplomas desde 2017”, comentou.

Nesta edição os cursos oferecidos foram manicure, spa de pés, design de sobrancelhas, culinária japonesa, culinária para buffet, culinária brasileira, doces e sobremesas, panificação artesanal, corte e costura e cabeleireiro. Além das aulas teóricas que abordam os temas pertinentes ao curso, como empreendedorismo, os alunos também colocarão a mão na massa e aprenderão na prática sobre produção e atendimento ao cliente.

Novas oportunidades

No curso de culinária japonesa, Bianca Cunha de Souza, 36, enxergou uma possibilidade de voltar para o mercado de trabalho. “Estou desempregada desde a pandemia. Este é o primeiro curso que eu vou fazer da Prefeitura e a expectativa está bem bacana, né? A gente tem que sempre ser positivo”, comentou.

Um ex-aluno do projeto, Antônio Coelho de Magalhães, mais conhecido como Tony, também compareceu à cerimônia para conversar com os alunos e incentivá-los a seguir em frente com seus sonhos. “Hoje eu tenho dois restaurantes de comida brasileira e isso graças aos cursos. Se eu puder deixar um conselho pra vocês é para não desistir”, disse.

Fotos: Fábio Nunes Teixeira/PMG

Galeria de Imagens: https://www.guarulhos.sp.gov.br/node/25040