Defesa Civil recebe o título Atitude Cidadã por ações sustentáveis

Segunda, 19 de Abril de 2021 - 17:56

O Projeto Lixo Zero Guarulhos, da Secretaria de Serviços Públicos (SSP), entregou na última quarta-feira (14) o título Atitude Cidadã à Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) por suas contribuições com a causa. A cerimônia ocorreu por meio de videoconferência e foi aberta pelo prefeito Guti e ministrada pela chefe de Educação Ambiental da SSP, Celi Pereira.

O coordenador de Proteção de Defesa Civil, Waldir Pires, aponta alguns dos motivos que levaram a Compdec a receber o título. “Nossas lixeiras individuais foram transformadas em vasos, implantamos um espaço apenas para compostagem, separamos o lixo e entregamos às cooperativas. Mesmo com as dificuldades da pandemia, continuamos atuando por uma Guarulhos e um planeta Terra mais sustentáveis”.

Segundo Celi Pereira, a Defesa Civil foi o primeiro órgão público, após a SSP, a receber a chancela do projeto. “Toda a equipe da Compdec aderiu ao conceito lixo zero, como eliminar copos plásticos e trocar lixeiras individuais por três residuários: orgânico, recicláveis e rejeitos. Eu fui até lá e confirmei que mesmo após um ano e meio da pandemia todos os hábitos foram mantidos”.

O que é o Lixo Zero

O Programa Nacional Lixo Zero representa um importante passo para a implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos. Ele está inserido no âmbito da Agenda Nacional de Qualidade Ambiental Urbana e objetiva subsidiar os estados e municípios na gestão dos resíduos sólidos urbanos, com foco na disposição final ambientalmente adequada.

Fotos: Divulgação/PMG