Desconto para o pagamento do IPTU à vista em Guarulhos é maior do que em SP, RJ, Belo Horizonte e Salvador

Segunda, 23 de Janeiro de 2023 - 11:12

A partir desta segunda-feira (23) até sexta-feira (27) o cidadão de Guarulhos que optar pela cota única poderá pagar seu IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) com 10% de desconto. O benefício promovido pela Prefeitura supera aquele oferecido pelas duas maiores cidades do país: São Paulo (3% de desconto) e Rio de Janeiro (7%). Em Salvador (BA) o desconto também é inferior ao de Guarulhos (7%), assim como em Belo Horizonte (MG): 6%.

O abatimento concedido pela administração municipal pode representar uma alternativa para quem conseguiu guardar dinheiro no ano passado e quer diminuir as despesas obrigatórias ao longo de 2023. Pagar à vista também evita que as parcelas do IPTU coincidam com outros parcelamentos, o que aumenta as chances de ocorrer um descontrole financeiro na família.

Contudo, a quitação da cota única só é vantajosa caso não comprometa o pagamento de outras contas usuais no começo do ano, como IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor), matrícula em colégio ou faculdade e até mesmo a compra de materiais escolares.

IPTU congelado

Além do benefício oferecido para o pagamento da cota única, a Prefeitura de Guarulhos mantém o valor do IPTU congelado desde 2017, quando teve início a atual gestão, para aqueles que pagam o imposto em dia e não aumentaram a área construída. Com isso, a economia gerada para o cidadão já é equivalente a um ano inteiro do tributo, para todas as faixas de valores, um cálculo que se baseia na inflação do período, e o benefício continuará sendo sentido na cidade, uma vez que a política de não reajuste permanecerá em 2024.

Dentre os 39 municípios da Região Metropolitana de São Paulo, Guarulhos é o que está há mais tempo sem reajustar o IPTU. Vale lembrar que mesmo mantendo os valores congelados, a Prefeitura tem reduzido ano a ano seu endividamento, que passou de R$ 7,4 bilhões em 2017 para R$ 1,8 bilhão atualmente.

Carnê 2023

Os carnês do IPTU foram entregues a partir do início de janeiro; para aproveitar o desconto é preciso pagar até o vencimento indicado na cota única. Os valores também estão disponíveis pelo link https://fazenda.guarulhos.sp.gov.br/apex/guarulho/f?p=628:9, no ícone “2ª Via de Tributos”. É necessário ter o número da inscrição imobiliária.

Imagem: Divulgação/PMG