Dia de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres tem ação em empresa

Quinta, 07 de Dezembro de 2023 - 16:28

Nesta quarta-feira (6), Dia Nacional de Mobilização de Homens pelo Fim da Violência Contra as Mulheres, a Prefeitura de Guarulhos realizou uma ação educativa sobre violência de gênero, relações de gênero e educação não sexista para uma plateia masculina de cerca de 30 funcionários da Empresa Zinni e Guell Indústria de Auto Peças Ltda., no bairro Água Chata. Além de palestra orientativa, a atividade incluiu também o movimento Laço Branco, com a distribuição de laços de fita branca aos participantes, que se comprometeram a não ser violentos com nenhuma mulher e nem coniventes com a violência praticada por qualquer homem.

 

O evento faz parte da programação da campanha 16 + 5 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres e foi coordenada pela Subsecretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), integrante da Secretaria de Direitos Humanos.

 

A erradicação da violência contra a mulher é um problema de toda a sociedade e passa pela mudança da mentalidade e de comportamento com base no poder patriarcal e uma reeducação é necessária. “Falar com os homens é de suma importância para uma sociedade que tem a intenção de acabar com a violência de gênero. É preciso que o agressor saiba que sua atitude não é aceitável e que devemos sempre nos posicionar a favor da vítima”, afirmou a subsecretária de Políticas para as Mulheres, Verinha Souza.

 

Para a assistente social da SPM, Fabiana Chimirri, que conduziu a atividade na empresa, falas, atitudes, a atuação da mídia, o momento político e o status social fazem parte da construção da cultura de violência. “Essa cultura e o machismo estrutural fazem com que casos de violência e feminicídio continuem acontecendo. A não reprodução desses comportamentos no dia a dia é apenas o começo. Os homens devem se posicionar contra isso e deixar de repetir piadas machistas em círculos de amigos que são consideradas brincadeiras, principalmente no ambiente de trabalho”, disse a assistente social.

 

Fotos: Divulgação/PMG