Dia Internacional do Pedestre é marcado por palestras de conscientização em Guarulhos

Terça, 08 de Agosto de 2023 - 17:21

Em celebração ao Dia Internacional do Pedestre, a Escola Pública de Mobilidade Urbana de Guarulhos promoveu nesta terça-feira (8) duas palestras com o objetivo de conscientizar a população sobre cuidados básicos no trânsito.

 

A primeira palestra foi ministrada pelo educador de trânsito Roberto Pardinho na sede do órgão, no Jardim Vila Galvão, e reuniu 13 servidores da Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana. Já a segunda ocorreu na sede da Delegacia Seccional de Guarulhos, na Vila Camargos, com a participação de 63 policiais civis e delegados.

 

Os encontros tiveram como objetivo principal a divulgação da ideia de que nenhum acidente de trânsito é aceitável e, sobretudo, a máxima de que todos são pedestres. Foram abordados temas como os fatores de risco que levam a acidentes (velocidade, alcoolemia, dispositivos de segurança e o uso do celular ao dirigir e ao atravessar), dados estatísticos, entre outros.

 

“Os encontros foram essenciais para reforçar a importância da segurança viária, já que acreditamos que nenhuma morte é aceitável e que todos são agentes de multiplicação de ações que podem salvar vidas”, disse Pardinho.

 

Além das palestras, painéis digitais móveis espalhados pela cidade divulgaram a data com a frase "Dê a preferência, todos somos pedestres - 08/08 - Dia Internacional do Pedestre”.

 

O dia

 

O 8 de agosto foi escolhido para comemorar o Dia Internacional do Pedestre graças à banda de rock britânica The Beatles. No mesmo dia, em 1969, os integrantes do grupo britânico fizeram a famosa foto atravessando uma faixa de pedestres, em Londres, que virou capa do álbum Abbey Road.

 

Fotos: Divulgação/PMG