Dia Internacional pela Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Racial é comemorado em 21 de março

Segunda, 21 de Março de 2022 - 16:00

Instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1969, o Dia Internacional pela Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Racial é celebrado em 21 de março. A data marca o massacre de Sharpeville (África do Sul), ocorrido em 1960, quando 20 mil negros protestavam contra a Lei do Passe, que determinava os lugares pelos quais eles poderiam transitar. Na ocasião, manifestantes foram reprimidos pela polícia armada, o que ocasionou a morte de 69 pessoas.

O dia 21 de março é uma data que nos orienta para o combate ao racismo em suas mais diversas facetas. Quando falamos em enfrentamento do racismo no campo institucional nos referimos ao conjunto de iniciativas governamentais que visam a combater as desigualdades raciais e promover um serviço adequado em áreas como saúde, educação e direitos humanos.

No campo individual, que diz respeito a cada cidadão, destacamos a importância de reconhecer o racismo e denunciá-lo. Numa sociedade racista não basta não ser racista, é preciso ser antirracista, nos ensina a filósofa e ativista Angela Davis.

A Subsecretaria da Igualdade Racial, integrante da Secretaria de Direitos Humanos de Guarulhos, é um órgão da administração municipal que tem por atribuição orientar e assessorar o governo a fim de que as políticas municipais considerem a perspectiva racial para a superação das desigualdades e para a promoção da justiça social.

Arte: Secom/PMG