Em apenas três meses Guarulhos zera as mamografias e faz o triplo da quantidade de exames represados

Terça, 07 de Março de 2023 - 12:33

De dezembro de 2022 a fevereiro de 2023 a Prefeitura de Guarulhos zerou os 3.974 exames de mamografia que estavam represados na cidade e realizou mais 6.461, totalizando 10.435 procedimentos na rede municipal de atendimento.

Somente no Hospital Municipal Pimentas-Bonsucesso (HMPB) as equipes médicas realizaram 6.589 mamografias. A esse número são somados os exames feitos pelos chamados prestadores municipais: a Maternidade Jesus, José e Maria, com 2.173 mamografias, e o Hospital Stella Maris, que fez 1.673.

O número de mamografias é ainda maior se aos números já citados forem adicionados os procedimentos realizados pelos hospitais Geral de Guarulhos, Padre Bento e Santa Marcelina, estaduais, que realizaram mais 2.692 mamografias, o que resultou em 13.127 mulheres atendidas, número que supera em três vezes o represamento da época da pandemia.

Atualmente, para uma paciente proceder ao exame de mamografia em Guarulhos após o pedido médico há uma espera de no máximo 30 dias. A Secretaria da Saúde trabalha para reduzir esse prazo a 20 dias.

"Fizemos um esforço de 90 dias para proporcionar mais saúde às mulheres, especialmente por ocasião da comemoração do seu dia internacional (celebrado em 8 de março). O trabalho foi intenso, mas o objetivo foi atingido de maneira gratificante", comentou o prefeito Guti.

A importância do exame

A mamografia é o exame que detecta o câncer de mama. Feito com um aparelho emissor de raios X chamado mamógrafo, ele é capaz de detectar tanto lesões benignas quanto malignas. A mamografia regular pode reduzir em 30% as mortes por câncer de mama.

O exame é rápido e não invasivo: as duas placas do mamógrafo pressionam a mama por alguns segundos, registrando as imagens em uma chapa. Também não é necessário nenhum preparo especial para sua realização.

O exame de mamografia costuma ser pedido anualmente para mulheres com mais de 40 anos. Na faixa etária entre 50 e 69 anos, ele pode ser feito a cada dois anos, mas o médico pode solicitar a qualquer momento se a paciente apresentar algum indicativo clínico relacionado ao câncer de mama.

Fotos: Divulgação/PMG