Empoderamento de mulheres negras é tema de live promovida pela Prefeitura

Segunda, 19 de Julho de 2021 - 15:29

No dia 29 de julho, às 19h, a Subsecretaria de Igualdade Racial (SIR) de Guarulhos e o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial promovem a live “Mulheres negras: a participação nos espaços de discussão como garantia do empoderamento para a tomada de decisão na vida política, econômica e pública”. A discussão será transmitida ao vivo pelo link https://bit.ly/IgualdadeRacial2.

A atividade faz parte das comemorações em alusão ao Dia da Mulher Negra Latinoamericana e Caribenha, celebrado em 25 de julho. A data marca a união das mulheres negras para dar visibilidade às suas demandas sociais e políticas em busca de igualdade.

A transmissão contará com a participação de ativistas do tema, como Celina Alves Pereira Santos, psicóloga e integrante da Associação Rosa Baiana, Flávia de Jesus Costa, ex-secretária executiva do Pacto de Enfrentamento a Violência Contra a Mulher do Estado São Paulo e professora do projeto PUC de Portas Abertas para Migrantes e Refugiados, e Luiza Owhoka, pedagoga e conselheira de políticas para mulheres. A mediação será de Greice Oliveira, assistente social da Subsecretaria da Igualdade Racial e professora colaboradora do projeto Residência Preta.

A discussão contará com compartilhamento de casos sobre saúde mental da mulher negra, importância do autocuidado, os impactos do racismo sobre a afirmação da identidade e como o poder público pode apoiar nesse processo.

“É essencial garantir a fala e o lugar dessas mulheres nas discussões de igualdade. O desenvolvimento humano só é capaz de acontecer quando ampliamos a igualdade de oportunidades”, afirma Anderson Guimarães, subsecretário de Igualdade Racial.

Imagens: Divulgação/PMG