Escola do Macedo participa de projeto de acessibilidade e inclusão da Prefeitura

Quarta, 20 de Setembro de 2023 - 12:27

Cerca de 300 alunos da E.E. Vereador Antonio de Ré, no Macedo, participaram nesta terça-feira (19) do projeto Vivência – Desperte seu Olhar Inclusivo, promovido pela Prefeitura de Guarulhos. A iniciativa visa a sensibilizar sobre a importância da inclusão e da acessibilidade das pessoas com deficiência, além de combater o capacitismo e o bullying.

A importância da discussão desses temas no ambiente escolar foi destacada pela coordenadora pedagógica do ensino fundamental da escola, Maria Isabel Nunes de Jesus. “Temos muitos alunos com deficiências e precisamos conscientizar não só os docentes, mas também os estudantes sobre a inclusão e o respeito às pessoas com deficiência para que elas sejam tratadas com igualdade e equidade”, disse.

Divididos em várias turmas, os estudantes de 8º e do 9º ano da escola assistiram à palestra sobre acolhimento e práticas inclusivas cotidianas que devem ser adotadas por todos. Eles participaram ainda de vivências com jogo de dominó com olhos vendados, escrita em Braille e mímica para promover sensibilização, empatia e colaboração em relação às pessoas com deficiência.

O aluno Flávio Márques Gonçalves Meireles, de 15 anos, aprovou a iniciativa. “Achei a mímica divertida e interessante porque alguns verbos, como agir e cavalgar, são muito difíceis de explicar sem falar, usando apenas gestos. E também aprendi hoje algumas palavras que não devemos falar quando nos referimos a um deficiente físico”, contou o jovem do 8º ano.

O projeto Vivência – Desperte seu Olhar Inclusivo é coordenado pela Subsecretaria de Acessibilidade e Inclusão, integrante da Secretaria de Direitos Humanos. Empresas e instituições de ensino interessadas em participar devem entrar em contato pelo telefone (11) 2422-7376 ou pelo e-mail subsecretariadeacessibilidade@gmail.com.

Foto: Márcio Lino/PMG

Mais imagens no link: https://www.guarulhos.sp.gov.br/galeria-de-imagens