Evento da Saúde discute o pós-pandemia com palestras e rodas de conversa

Segunda, 13 de Fevereiro de 2023 - 11:50

A Prefeitura de Guarulhos promoveu na última sexta-feira (10) o 2º Encontro de Práticas Exitosas da Secretaria da Saúde com o tema Sistema Único de Saúde (SUS) Pós-pandemia: Resistência e Resiliência. O evento, realizado no Adamastor, contou com palestras e rodas de conversas relativas aos quatro eixos temáticos abordados no evento. Os temas desenvolvidos foram baseados nas 62 experiências exitosas inscritas pelos servidores da pasta.

Durante a atividade, estudantes, educadores, pesquisadores e profissionais de saúde conversaram sobre experiências desafiadoras e exitosas que vivenciaram no período pandêmico e pós-pandêmico. Os participantes buscaram criar espaços de aprendizagem e discussões que possibilitaram a troca de experiências entre os profissionais de saúde de diversos serviços do município, além de estimular a socialização a partir da vivência nos campos de atuação prática, com estágios de nível médio, técnico, graduação e residências.

Os eixos

O eixo Atenção Básica tratou das experiências nos processos de trabalho em equipe, acolhimento, territorialização e cadastramento, atenção às condições crônicas, consultórios na rua e ordenamento da rede de saúde, além de experiências de integração com outras áreas.

Já o eixo Vigilância em Saúde / Saúde de Trabalhador discutiu a integração das vigilâncias Epidemiológica, Ambiental, Sanitária e em Saúde do Trabalhador com outros setores da saúde, bem como as ações e parcerias com a sociedade.

Por sua vez, o eixo Atenção Especializada contou com uma conversa pautada nos assuntos de urgência e emergência, saúde mental, temas relacionados ao consumo de álcool e drogas, além de infecções sexualmente transmissíveis.

Para finalizar, o eixo Educação em Saúde discutiu ações como palestras, cursos e programa de residência.

Certificado Diamante

Como forma de valorizar e reconhecer os funcionários, a Prefeitura entregou ainda o certificado Diamante para aqueles que estão há mais de 40 anos servindo a sociedade nos serviços de saúde. A diretora do Departamento de Recursos Humanos da Pasta da Saúde, Viviane Haddad Silva Higuchi, aproveitou a ocasião para agradecer pela dedicação e o empenho dos funcionários. “Vocês devem se orgulhar do trabalho durante a pandemia, pois foram fundamentais para a existência e o fortalecimento do SUS”.

Fotos: Fabio Nunes Teixeira/PMG