Evento traz experiências exitosas no combate à aids em Guarulhos

Quarta, 06 de Dezembro de 2023 - 11:40

O evento em celebração ao Dia Mundial de Luta contra a Aids (1° de dezembro), realizado na segunda-feira (4) no Teatro Padre Bento, reuniu cerca de 200 pessoas entre profissionais de saúde e sociedade civil para compartilhar experiências exitosas no combate à aids em Guarulhos, bem como promover a conscientização na luta contra a doença.

O encontro teve início com a palestra sobre o cenário epidemiológico de Guarulhos, que até o dia 1° de dezembro registrou 97 pessoas vivendo com aids e 26 crianças expostas à doença. Em seguida, a chefe da Divisão de Desenvolvimento do Programa de IST/Aids e Hepatites Virais do município, Fernanda Nunes da Matta Carmo, abordou o enfrentamento da doença na cidade, um balanço de 2023.

A sociedade civil contribuiu apresentando as experiências exitosas realizadas em seu território, como a ativista Luciana Marinatti, que apresentou a associação que leva seu sobrenome, voltada à população com HIV/aids e LGBTQIA+, bem como as iniciativas realizadas durante o ano de 2023 no enfrentamento da doença, como o projeto Diversidade e Prevenção na Comunidade.

Os presentes também conheceram o projeto “Privênindo”: uma experiência de ação focalizada para as pessoas vivendo com ISTs/HIV/aids em casas de sexo e privês em Guarulhos. O objetivo é analisar o perfil epidemiológico das profissionais do sexo, investigar a prevalência e os fatores associados às infecções sexualmente transmissíveis, como HIV, sífilis e hepatites B e C, ofertar profilaxia pré (PrEP) e pós-exposição (PEP) ao HIV, fornecer insumos de prevenção e autotestes para HIV, além de promover o encaminhamento qualificado para as UBS e serviços especializados no município.

Neste ano Guarulhos lamentavelmente registrou 47 óbitos em decorrência da aids e em resposta a esse número preocupante a Prefeitura iniciou a investigação dessas mortes como uma estratégia para fortalecer a linha de cuidados na cidade. O intuito desse trabalho, apresentado na ocasião, é identificar as vulnerabilidades programáticas associadas ao óbito e levantar informações para a consolidação da rede de cuidados das pessoas vivendo com HIV/aids. Ambos os projetos, esse e o Privênindo, foram desenvolvidos pelo programa IST/Aids e Hepatites Virais da Prefeitura de Guarulhos.

Além disso, quatro Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município também apresentaram suas experiências exitosas no enfrentamento da doença na cidade. A UBS São Rafael promoveu uma ação em conjunto com a Central Única das Favelas (Cufa) e a UBS Haroldo Veloso, ação preventiva com os trabalhadores da Concessionária Baquirivu. Já a UBS Morros propiciou ação extramuros em área vulnerável e distante da unidade, enquanto que a UBS Normandia promoveu testagem em infecções sexualmente transmissíveis no território do Sítio São Francisco e na praça da Cidadania.

Os serviços de assistência especializados também revelaram experiências exitosas, como o SAE Pediátrico, que, a partir da busca ativa de pacientes por meio do aplicativo de mensagens WhatsApp, conseguiu diminuir o número de absenteísmo e principalmente o de abandono de tratamento.

Já o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) compartilhou um relato vitorioso do grupo de nutrição SeguraMENTE Saudável, e o SAE Carlos Cruz destacou a implantação de PrEP, medida de prevenção que consiste na tomada diária de um comprimido que impede que o vírus causador da aids infecte o organismo antes de a pessoa ter contato com ele.

Por fim, a coordenadora do Programa de IST/Aids e Hepatites Virais de Guarulhos, Marina Narismagi Alves, apresentou o planejamento municipal para 2024, que inclui, entre outras coisas, a ampliação das testagens focalizadas em ações extramuros para as ISTs, o fortalecimento das ações dos agentes de prevenção do município e do programa Saúde nas Escolas, bem como o de campanhas temáticas das ISTs, como o Julho Amarelo, a ampliação das estratégias de PrEP e a qualificação do diagnóstico e manejo hospitalar para HIV/aids e hepatites virais nos hospitais e unidades de urgência e emergência.

Fotos: Divulgação/PMG