Fiscalização de tacógrafo é tema de curso para agentes de trânsito e da GCM

Sexta, 15 de Dezembro de 2023 - 15:15

Agentes de Transportes e Trânsito da Prefeitura de Guarulhos e da Guarda Civil Municipal (GCM) concluíram nesta sexta-feira (15), o curso de fiscalização de tacógrafo, equipamento obrigatório em veículos como caminhões, ônibus e vans de transporte escolar.

Ministrado na Escola Pública de Mobilidade Urbana, na Vila Barros, por Luciano Noronha, técnico da empresa VDO-Brasil, o conteúdo abordou pontos como origem do equipamento, modo de funcionamento, finalidade e expansão, além dos fundamentos legais integrantes do Código de Trânsito Brasileiro, relacionados ao item de segurança.

Os servidores também participaram de aulas práticas nas quais simularam abordagens que ocorrem durante as operações de fiscalização.

"Com a conclusão de mais uma formação, seguimos no trabalho de formação dos nossos agentes visando colaborar com a construção de um trânsito mais humano e seguro em Guarulhos”, disse o secretário de Transportes e Mobilidade Urbana, Luigi Lazzuri Neto.

O uso do tacógrafo em veículos prestadores de serviço contribui para a segurança viária, sobretudo no auxílio a perícias sobre acidentes de trânsito. Sua funcionalidade é também crucial para o controle de tráfego por parte das empresas de veículos de carga e de transporte de passageiros.

Fotos: Divulgação/PMG