Formação para servidores aborda relação entre direitos humanos e políticas públicas

Quarta, 13 de Setembro de 2023 - 17:30

A relação entre direitos humanos e políticas públicas foi o assunto tratado nesta terça-feira (12) pelo diretor da Unifesp Guarulhos e professor do Departamento de Ciências Sociais da universidade, Bruno Konder Comparato, para a plateia de servidores da Prefeitura de Guarulhos que participa da 5ª edição do Ciclo de Palestras: Políticas Públicas e Direitos Humanos. Iniciado no último dia 5, o evento tem como tema Produção de Dados e Indicadores em Direitos Humanos e faz parte do acordo de cooperação técnica firmado pela Secretaria de Direitos Humanos de Guarulhos e o Observatório da Democracia e dos Direitos, da Unifesp, no ano passado.

 

O conceito de direitos humanos é interdisciplinar e envolve diversas áreas do conhecimento, como antropologia, sociologia, história, pedagogia, economia, entre outras, explicou Comparato. ”São direitos que representam reivindicações universalmente válidas, independentemente do fato de serem reconhecidas ou não pelas leis. E são inseparáveis das pessoas, existindo até nos contextos mais degradados nos quais se verificam as piores violações de direitos básicos”, disse.

 

Já a professora e especialista em sociologia da violência, Liana de Paula, que coordena o Observatório da Democracia e dos Direitos da Unifesp, fez uma exposição para os participantes sobre a construção de indicadores sociais.

 

O 5º Ciclo de Palestras prossegue nos dias 19 e 26 de setembro com a realização de oficinas de construção de indicadores que irão servir para o monitoramento do Plano Municipal de Direitos Humanos de Guarulhos, elaborado pela administração municipal.

 

Imagem: Divulgação/PMG