Funcionários da UPA Paulista comemoram pioneirismo no tratamento contra a sepse com vídeo

Terça, 10 de Maio de 2022 - 15:00

Para comemorar o sucesso da implantação do protocolo de sepse na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Paulista, funcionários da Secretaria da Saúde que trabalham no Departamento de Coordenação da Urgência e Emergência gravaram um vídeo (https://www.youtube.com/watch?v=vm0Axb5IzYQ) em que mostram as fases do protocolo e a integração entre as equipes.

 

Noventa e cinco UPAs de todo o Brasil participaram do processo seletivo, mas a Paulista foi a primeira a conseguir concluir as quatro etapas do Projeto de Capacitação para Identificação e Tratamento Precoce da Sepse nas UPAs em Pacientes Adultos.

 

O projeto faz parte do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi SUS). A iniciativa visa à criação e à implementação de ferramentas para identificação e priorização do atendimento e tratamento precoce dos pacientes com diagnóstico de sepse, conhecida como infecção generalizada, por meio da capacitação das equipes com relação a conceitos e ferramentas da gestão da qualidade, bem como da garantia da segurança do paciente e do cumprimento de metas internacionais regidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

 

O que é o Proadi SUS

 

O Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde foi criado em 2009 com o propósito de apoiar e aprimorar o SUS por meio de projetos de capacitação de recursos humanos, pesquisa, avaliação e incorporação de tecnologias, gestão e assistência especializada demandados pelo Ministério da Saúde.

 

Hoje a iniciativa reúne seis hospitais sem fins lucrativos que são referência em qualidade médico-assistencial e gestão: Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Beneficência Portuguesa de São Paulo, HCOR, Hospital Israelita Albert Einstein, Hospital Moinhos de Vento e Hospital Sírio-Libanês.

 

Imagem: Divulgação/PMG