GCM flagra descarte irregular de entulho em curso d’água no Jardim Monte Alto

Segunda, 06 de Fevereiro de 2023 - 17:14

O patrulhamento ambiental da Guarda Civil Municipal (GCM) de Guarulhos flagrou no sábado (4) o momento em que um caminhão Ford Cargo causava a poluição de uma área de mata no Jardim Monte Alto com o despejo de cerca de sete mil litros de entulhos em um pequeno rio. A sujeira em cursos d’água pode causar alagamentos, contaminar o lençol freático e gerar problemas de saúde pública.

Diante do flagrante, agentes da Secretaria de Desenvolvimento Urbano lavraram um auto de infração por descarte irregular de sete metros cúbicos de resíduos sólidos, com base na lei municipal 7.572/17, que prevê multa pecuniária de 1.500 Unidades Fiscais de Guarulhos (UFGs) por m³, ou seja, R$ 43.577,10. O veículo, que é de uma empresa de locação e terraplanagem, foi apreendido e encaminhado ao pátio de recolhimento.

EcoPonto

Além de ser crime e prejudicar gravemente o meio ambiente, o descarte irregular é uma atividade totalmente desnecessária em Guarulhos, que conta com 28 ecopontos para a entrega gratuita de entulho, madeira, gesso, recicláveis e volumosos, como móveis velhos, pneus e colchões, restos de podas e troncos de árvores, terra, esquadrias e sanitários cerâmicos, além de óleo de cozinha e materiais de coleta seletiva, como papelão, embalagens plásticas e longa vida, isopor, vidro, entre outros.

A lista de todos os ecopontos de Guarulhos está disponível em https://www.guarulhos.sp.gov.br/ecoponto.

Acione a GCM Ambiental

A GCM Ambiental pode ser acionada pelo telefone 153 para denúncias de crimes ambientais e solicitação de resgates de animais silvestres e selvagens em risco.

Fotos: Divulgação/PMG