GCM tem projeto de proteção e prevenção da violência premiado em Fortaleza

Segunda, 02 de Outubro de 2023 - 11:56

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Guarulhos recebeu na sexta-feira (29) em Fortaleza um certificado que reconhece a Patrulha Maria da Penha como um dos três melhores projetos do tipo dentre todas as cidades do país inscritas. A premiação ocorreu durante o Fórum Nacional de Segurança Cidadã e Defesa Civil, que aconteceu entre 26 e 29 de setembro na capital do Ceará.

O encontro reuniu representantes de 190 cidades e 25 estados brasileiros, entre prefeitos, secretários e profissionais que atuam no poder público na área da segurança cidadã e defesa civil.

Ao longo do evento foram debatidos temas como gestão de segurança, fortalecimento das guardas municipais em áreas de grande circulação, ações preventivas a ataques em escolas, violência doméstica, gestão de risco de enfrentamento de desastres e ações climáticas para o desenvolvimento sustentável.

O secretário para Assuntos de Segurança Pública de Guarulhos, Márcio Pontes, recebeu o certificado em nome da GCM. “São conquistas de toda a corporação graças à competência e ao profissionalismo da inspetora Darcy, comandante da Patrulha Maria da Penha, e de todo o efetivo da GCM de Guarulhos”, comentou.

A Patrulha

Promulgada pelo prefeito Guti, a lei 7.542, de 15 de março de 2017, instituiu a Patrulha Maria da Penha em Guarulhos. Criada para proteger mulheres que sofreram violência doméstica e fiscalizar o cumprimento de medidas protetivas de urgência que proíbem a aproximação de seus agressores, a patrulha já fez 12 mil visitas monitoradas a vítimas e 41 prisões de acusados de violação a determinações judiciais.

Fotos: Divulgação/PMG