Guarulhos apresenta o 4º Fórum e programas de direitos humanos ao Condemat

Quinta, 08 de Setembro de 2022 - 17:37

A Prefeitura de Guarulhos, por meio da Secretaria de Direitos Humanos, apresentou nesta quinta-feira (8) os programas e ações que desenvolve no município por meio das subsecretarias de Acessibilidade e Inclusão, Políticas para Mulheres, Políticas para o Idoso, Juventude, Igualdade Racial e Diversidade ao Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) durante a reunião ordinária da Câmara Técnica de Assistência Social e Políticas para Mulheres do consórcio, no auditório da Secretaria de Educação de Guarulhos. Na oportunidade foram divulgadas informações sobre a 2ª Semana de Direitos Humanos de Guarulhos, com o tema Somos Pessoas de Direitos? Um Olhar para Infâncias e Juventudes, e o 4º Fórum de Direitos Humanos, que ocorrerão de 1º a 13 de dezembro.

Representando o prefeito de Guarulhos e atual presidente do Condemat, Guti, o secretário de Desenvolvimento e Assistência Social de Guarulhos, Fábio Cavalcante, saudou e agradeceu a presença de todos os membros do consórcio. “O objetivo é que os municípios do Condemat participem do 4º Fórum e da 2ª Semana de Direitos Humanos. Tivemos avanços extraordinários em Guarulhos, como a lei instituindo recentemente o Conselho de Direitos Humanos, e estamos com o Plano Municipal de Direitos Humanos na Câmara para ser votado. Os problemas sociais não respeitam territórios e há a necessidade de discutir soluções regionais. Colocamos-nos à disposição dos municípios para que nossos programas sirvam de subsídio para políticas públicas na área de direitos humanos”, disse o secretário-adjunto de Direitos Humanos de Guarulhos, Martinho Risso.

O funcionamento e a estrutura das pastas, projetos e atividades desenvolvidas pelas secretarias foram tratados pelos subsecretários de Políticas para o Idoso, Walid Shuqair, de Políticas para Mulheres, Verinha Souza, da Juventude, Cesar Sousa, e de Acessibilidade e Inclusão, Gilberto Penido.

Já a coordenadora do Observatório de Direitos Humanos, Ligia Lócco, abordou as iniciativas realizadas pelas demais subsecretarias e discorreu sobre a Semana de Direitos Humanos, fazendo um breve relato dos fóruns realizados anteriormente.

O evento contou ainda com a participação do coordenador executivo da Secretaria de Assistência Social de Ferraz de Vasconcelos, Rodrigo de Freitas Siqueira, que coordena a Câmara Técnica, e de representantes da Fundação Casa, como o executivo Lucas Figueiredo, que anunciou convênios com os municípios por meio do programa Pós-Medida Socioeducativa e Empregabilidade para Jovens.

Ao final, os membros da Câmara de Assistência Social e a Fundação Casa informaram que irão participar do Fórum de Direitos Humanos em Guarulhos, programado para dezembro.

Imagens: Marcio Lino/PMG