Guarulhos apresenta projeto de urbanismo tático em evento do Sesc

Quarta, 26 de Abril de 2023 - 14:44

Em evento realizado no Sesc de São José do Rio Preto nesta terça-feira (25), a Prefeitura de Guarulhos apresentou a intervenção em urbanismo tático na praça Nossa Senhora Aparecida, no Jardim Vila Galvão, projeto desenvolvido pela Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana (STMU).

O urbanismo tático foca em intervenções de pequena escala em espaços públicos com um custo reduzido, execução rápida e participação dos munícipes na tomada de decisões com o objetivo de tornar a cidade mais agradável, acolhedora e sustentável.

As alterações na via que contorna a praça Nossa Senhora Aparecida foram implementadas no final de 2021, quando o espaço foi modernizado com a instalação de uma ciclofaixa nos dois sentidos, pista de corrida, faixa de segurança, ilhas e extensões das esquinas para a segurança dos pedestres durante a travessia, faixas de pedestres e nova iluminação em todas as travessias.

Com a redistribuição do espaço e a instalação de itens de segurança, a intervenção tem promovido maior segurança a motoristas e pedestres, tornando o local adequado para práticas esportivas e de lazer pela comunidade do entorno.

Preparação para o próximo Dia do Desafio, em 31 de maio, o evento do Sesc de São José do Rio Preto, direcionado a gestores de esportes dos municípios paulistas, também contou com demonstrações de projetos desenvolvidos no México e na Colômbia.

A apresentação de Guarulhos foi feita pela arquiteta e urbanista da STMU e integrante do Observatório de Segurança Viária do município, Gláucia Varandas.

Fotos: Divulgação/PMG