Guarulhos lança a sétima edição da Semana do Conhecimento

Terça, 09 de Maio de 2023 - 17:05

A Prefeitura de Guarulhos lançou na tarde da última sexta-feira (5), no Adamastor, a Semana do Conhecimento 2023. No evento foram anunciados o tema, o local e as datas do evento, que acontecerá entre os dias 23 e 27 de outubro de 2023 no próprio Adamastor com o tema Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável. O evento que é distribuído em quatro quadros, sendo eles: Expo Criatividade, Feira de Ciências e Engenharia de Guarulhos - FECEG, Semana Municipal de Ciência e Tecnologia - SEMCITEC e Mostra de Economia Criativa; recebe trabalhos e projetos dos mais diversos públicos, como por exemplo: professores do ensino infantil, alunos  do ensino médio e técnico, pesquisadores, acadêmicos, empreendedores, entre outros.

O evento, que acontece concomitantemente à Semana Nacional de Ciência Tecnologia e Inovação, é realizado na cidade desde 2017 e organizado pela Secretaria de Desenvolvimento Científico, Econômico, Tecnológico e de Inovação (SDCETI) de forma colaborativa com outras secretarias, instituições de ensino, associações e apoiadores.

O diretor do Departamento de Ciência, Tecnologia e Inovação da SDCETI, Marcos Garcia, ressaltou a importância da construção colaborativa que ocorre durante a Semana do Conhecimento e reafirmou sua importância para a cidade. “Trata-se de um evento já consolidado que neste formato caminha para a sétima edição e que a constância e o crescimento mostram como tem sido importante para fortalecer a cultura de ciência e pesquisa em Guarulhos. A participação das demais instituições, tanto públicas como privadas, tem sido fundamental nesse processo”.

Outra novidade anunciada na sexta-feira foi a conquista do ISSN (Número Internacional Normalizado para Publicações Seriadas) para o Portal de Conferências da Semana do Conhecimento. Esse número de série garante uma visibilidade qualificada ao site e, consequentemente, para os trabalhos aprovados e apresentados. “É uma qualificação importante pois dá maior credibilidade e notoriedade tanto à Semana do Conhecimento quanto aos pesquisadores que dela participam, além de ser uma oportunidade para que as pessoas que produzem conhecimento na cidade possam ser formalmente reconhecidas e valorizadas”, explicou Chrystopher Montenegro, chefe da Divisão de Ciência, Tecnologia e Inovação da SDCETI.

O novo portal já está no ar com as publicações dos anos anteriores e pode ser acessado em https://sdc.guarulhos.sp.gov.br/. O regulamento completo, bem como o prazo para a inscrição dos trabalhos, será anunciado nos próximos meses. No entanto, os que desejarem representar suas instituições em algum dos quadros do evento já podem entrar em contato para solicitar mais informações pelo email dctiguarulhos@gmail.com ou pelo telefone (11) 2475-7921.

Fotos: Divulgação/PMG