Guarulhos leva grupo de 50 pessoas com deficiência a feira de reabilitação

Terça, 10 de Outubro de 2023 - 13:59

A Prefeitura de Guarulhos levou no último sábado (7) um total de 50 pessoas com deficiência assistidas pela Subsecretaria de Acessibilidade e Inclusão para visitar a 18ª Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade (Reatech), no São Paulo Expo, em São Paulo.

O evento é considerado o principal do setor na América Latina por reunir diversos expositores voltados ao segmento, como fabricantes de equipamentos especiais, tecnologias de reabilitação, além de animais treinados, lazer e terapias alternativas.

“Muitos de nós só têm essa oportunidade (durante a feira) de acesso ao conhecimento sobre novas tecnologias e ferramentas que podem nos auxiliar no dia a dia e melhorar a qualidade de vida. Infelizmente esse universo ainda é muito desconhecido das pessoas com deficiência”, disse o deficiente visual Luis Eduardo Garcia Próspero, que também é funcionário da subsecretaria.

Uma das novidades tecnológicas que chamou a atenção do grupo de pessoas com deficiência visual do projeto Práticas Educativas para a Inclusão Social (Peis) foi a bengala com GPS. “Achei tudo incrível, em especial a bengala, que é muito top e dá para usar com aplicativo”, disse Amanda do Carmo Silva, que participou da feira pela primeira vez e se interessou pela equoterapia (método terapêutico com cavalos).

Além da bengala inteligente, Diego Barreto, aluno do Peis, destacou a grande quantidade de jogos adaptados e a oportunidade de ter contato com cães-guias. Já a cadeirante Regina Célia G. Santos se impressionou com a organização e o envolvimento da equipe da subsecretaria. “Agradeço a oportunidade e o carinho da subsecretaria. O evento é de extrema importância para a pessoa com deficiência, pois permite interagir, conhecer novas tecnologias e apreciar a amizade de todos”, contou Regina.

A Subsecretaria de Acessibilidade e Inclusão integra a Secretaria de Direitos Humanos de Guarulhos.

Imagens: Divulgação/PMG