Guarulhos promove ações no Dia Mundial de Combate à Tuberculose

Quarta, 22 de Março de 2023 - 15:47

Em alusão ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose (24 de março), a Secretaria da Saúde de Guarulhos promove a partir desta quinta-feira (23) a intensificação das ações de controle da doença nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), além de uma conscientização no Terminal de Ônibus Taboão com o objetivo de alertar os munícipes sobre os métodos de prevenção e cuidados com a doença.

A ação no terminal ocorre em parceria com o Programa Estadual de Tuberculose e HIV/Aids e a ONG Vida Nova, das 15h30 às 18h. Até esta sexta-feira (24) a Prefeitura vai realizar em todo o município a busca ativa por pacientes com sintomas respiratórios, além de ofertar o diagnóstico da doença por meio de exames laboratoriais e promover o resgate de pacientes faltosos no tratamento.

As coletas para o diagnóstico da tuberculose estão disponíveis em todas as UBS sem a necessidade de agendamento e, no caso de resultados positivos, a medicação para o tratamento é oferecida gratuitamente pela rede pública. A Secretaria da Saúde recomenda que as pessoas que tiveram contato com pacientes infectados também realizem o exame nos postos para que a cadeia de transmissão da doença seja interrompida.

A tuberculose é ainda a principal causa de morte entre as pessoas que vivem com HIV, sendo responsável por cerca de um terço das mortes relacionadas à aids em todo o mundo. Em vista disso, o tema será trabalhado nas ações de prevenção da Prefeitura, que também oferece testes rápidos para a detecção dessa doença nas UBS, no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e no Serviço de Assistência Especializada (SAE) Carlos Cruz.

A doença

A tuberculose é uma doença infectocontagiosa ocasionada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, ou bacilo de Koch, que afeta principalmente os pulmões e que pode se tornar uma enfermidade grave se não for tratada corretamente. A transmissão ocorre de pessoa para pessoa por meio de tosse, fala e espirro. Os munícipes devem se atentar aos seus principais sintomas: tosse persistente por três semanas ou mais, febre vespertina, sudorese noturna e emagrecimento.

Fotos: Divulgação/PMG