Jovens artistas participam de oficina sobre o Funcultura

Quinta, 31 de Outubro de 2019 - 13:05

A Prefeitura de Guarulhos promoveu na noite da última segunda-feira (29), oficina de apoio a jovens artistas, interessados em financiar seus projetos culturais pelo Fundo Municipal de Cultura (FunCultura). O encontro, que aconteceu na Biblioteca Monteiro Lobato, contou ainda com o detalhamento dos editais da Secretaria de Cultura disponíveis.

Ao todo, serão treze projetos selecionados pelo FunCultura. As inscrições vão de 11 a 22 de novembro, e têm como público-alvo jovens com idade entre 18 e 29 anos para o desenvolvimento de seu primeiro projeto. Para participar, os interessados devem acessar o link http://grucultura.guarulhos.sp.gov.br/oportunidade/1383/, ler atentamente o edital e realizar a inscrição.

Durante o encontro, Sergio Leal, cujo projeto de curso livre de História e Apreciação da Música Erudita Ocidental foi aprovado na última edição do edital, compartilhou algumas experiências para sua execução: “No começo parecia complicado, mas se o proponente seguir o passo a passo e as orientações que a Secretaria de Cultura disponibiliza, verá que é bastante simples”, explica.

Para o esclarecimento de dúvidas e suporte à elaboração e formatação de projetos para o FunCultura, a Secretaria de Cultura oferece atendimento das 9h às 12h e das 13h às 16h, nos seguintes locais e datas:

31/10 – Biblioteca Presidente Dutra (Bonsucesso);
1/11 – Biblioteca Mikail (Taboão);
4/11 – Biblioteca Paulo do Carmo Dias (Vila Galvão);
5/11 – Teatro Padre Bento (Tranquilidade);
7/11 – Biblioteca Guaracy (Pimentas);
8/11 – Teatro Ponte Alta (Ponte Alta);
11/11 – Biblioteca Monteiro Lobato (Centro);

Editais
Além dos já mencionados, outro edital de destaque dentre os apresentados na ocasião foi Programa Agentes de Leitura, que dialoga com a política de formação da Secretaria de Cultura e, neste ano, ofertou cerca de 30 oficinas em diversas linguagens artísticas e áreas culturais.

De acordo com o Secretário de Cultura, Vitor Souza, o lançamento dos editais se insere em um processo de transparência da Secretaria de Cultura, um conjunto de ações contínuas para fomentar a cultura na cidade. “Essas ações tem como objetivo garantir o desenvolvimento cultural em diferentes locais na cidade, considerando as diferenças de acesso e buscando sempre novas soluções para que possamos avançar nessa área”, enfatizou Vitor.

Os editais que serão lançados neste mês de novembro são: Fomento ao Teatro e à Dança e Escola Viva de Artes Cênicas.