Mutirão de estágios e atividades interativas marcam o último dia da Feira do Estudante

Terça, 10 de Outubro de 2023 - 18:09

O último dia da Feira do Estudante de Guarulhos foi marcado pelo mutirão de estágios do projeto Estagiando, que disponibilizou mais de quatro mil vagas remuneradas para os jovens que passaram nesta terça-feira (10) pelo Adamastor. Milhares de pessoas visitaram o espaço, que contou mais de 60 estandes de instituições de ensino como escolas técnicas e profissionalizantes, cursos de idiomas e faculdades, além de oferecer oficinas, palestras, atividades interativas e atrações culturais.

A iniciativa da Prefeitura, que está na décima edição, foi iniciada nesta segunda-feira (9) com o objetivo de aproximar a juventude do município de oportunidades para escolha de sua carreira profissional e de estudos.

“Criamos o Estagiando há mais de um ano e já conseguimos estágios para mais de 900 estudantes por meio desse projeto. Ele é uma porta de entrada para o mercado de trabalho e temos relatos de alguns jovens que já foram efetivados”, afirmou o subsecretário da Juventude, Cesar Sousa, na abertura do mutirão, que teve a participação do grupo de palhaços Doutores do Riso.

A jovem Maria Luísa Barbosa da Cruz, de 17 anos, participou do mutirão e obteve encaminhamento para uma entrevista de estágio em uma gráfica no próximo dia 24. “Estou bastante feliz e não esperava porque estou no começo da faculdade e não tenho um portfólio muito grande”, revelou a estudante do segundo semestre de design gráfico.

Já o aluno do quarto semestre de jornalismo Glauber Robert Lopes Ribeiro soube do Estagiando por meio das mídias sociais e aguardava a vez para ser atendido. “Obtive bolsa total para a graduação e espero conseguir algum estágio. Estou desde maio procurando uma colocação e tenho feito vários cursos para incrementar meu currículo", explicou o estudante de 31 anos, que vive no Jardim Paulista.

Atividades

A programação da feira incluiu diversas palestras e dezenas de atividades interativas, como oficina de estamparia e de estêncil, capoeira, simulação de vôo, workshop de automaquiagem, jogos educativos, aula de k-pop, entre outras.

A oficina de encadernação promovida pelo Sesc Guarulhos chamou a atenção da estudante de marketing Sara Dantas. "Gosto de qualquer coisa que envolva arte porque tenho muita facilidade com isso. A feira está muito boa e é uma oportunidade para ter o primeiro contato com o mundo do trabalho e conhecer faculdades e cursos da cidade”, disse a moradora do Recreio São Jorge, que pretende trabalhar com criação.

O evento foi coordenado pela Subsecretaria da Juventude, integrante da Secretaria de Direitos Humanos de Guarulhos, e reuniu também diversas secretarias municipais, que disponibilizaram informações e orientações sobre programas e serviços.

Imagens: Fabio Nunes Teixeira/PMG

Galeria de Imagens: https://www.guarulhos.sp.gov.br/galeria-de-imagens