Nova PPP garantirá 100% de modernização da iluminação pública em Guarulhos em um ano

Quarta, 08 de Março de 2023 - 13:32

Com R$ 420 milhões de investimentos que serão realizados pela iniciativa privada, Guarulhos dá nesta quarta-feira (8) um importante passo para a modernização de toda a iluminação pública da cidade pelo programa Ilumina Gru. Em evento realizado no Adamastor, o prefeito Guti assinou o contrato com o consórcio Guarulhos Luz, que deverá modernizar 50% da iluminação da cidade em seis meses e 100% em um ano.

Pela PPP (parceria público-privada), nos primeiros seis meses a Prefeitura irá arcar apenas com os gastos com a conta de energia elétrica para manter a iluminação pública, hoje na casa dos R$ 2,8 milhões por mês. Com a modernização, esse gasto cairá para R$ 1,5 milhão em seis meses e a R$ 690 mil ao final de um ano, o que representa uma economia de 75,36%. Somente a partir do 7º mês do contrato o município irá iniciar o pagamento da contrapartida mensal, em torno de R$ 2,7 milhões.

A quantidade de pontos de iluminação em Guarulhos deverá passar de 73.073 para 116.871 e a concessionária será responsável por todas as substituições das lâmpadas de vapor de sódio pelas mais econômicas de LED, manutenções, operações, expansões e avanços tecnológicos que porventura surjam ao longo dos próximos 30 anos, período previsto no contrato assinado com a Prefeitura.

Segurança

A relação entre a diminuição dos índices de criminalidade e a expansão da iluminação pública já foi comprovada por diversos estudos. Um dos mais relevantes, realizado na cidade de Nova York em 2016, mostrou uma queda de 36% a 60% em crimes ocorridos à noite em 40 vias que receberam pontos extras de iluminação na cidade.

Vias mais bem iluminadas, portanto, impactam diretamente na sensação de segurança da população. “Isso permite que ruas, praças e parques sejam mais frequentados pela população, gerando um melhor aproveitamento do espaço público, o que deve ser um dos objetivos de qualquer administração municipal”, comentou o prefeito Guti.

Manutenções mais ágeis

O contrato com o consórcio Guarulhos Luz prevê um sistema de telegestão por meio do qual um eventual defeito no ponto de iluminação será detectado instantaneamente pela Central de Controle Operacional, o que permitirá um reparo imediato por parte da equipe de manutenção que estiver mais próxima do local onde o problema foi observado.

Vale salientar a concessionária terá equipes de reparo 24 horas por dia, todos os dias da semana, para atendimento imediato de todas as ocorrências no sistema de iluminação. Atualmente existe um atendimento à população por meio de chamadas telefônicas.

Fotos: Lucas Dantas/PMG