Observatório de Direitos Humanos de Guarulhos é apresentado à Unifesp

Segunda, 18 de Abril de 2022 - 17:14

O Observatório de Direitos Humanos da Prefeitura foi institucionalmente apresentado na última quarta-feira (14) ao diretor do campus Guarulhos da Unifesp, Bruno Konder Comparato, e ao docente das Faculdades Guarulhos, Flávio Borges do Nascimento. Ministradas de forma online pela coordenadora do Observatório, Ligia Gonçalves de Lócco, e pelos sociólogos Fernando de Oliveira Vieira e Larissa Bortoloti, as palestras aconteceram de manhã e à tarde e contaram também com a presença de membros da Subsecretaria da Juventude e do Observatório de Políticas Públicas da administração municipal, além de alguns estudantes.

Criado em 2017, o Observatório de Direitos Humanos é um canal de monitoramento e divulgação de dados e indicadores sobre a situação dos direitos humanos no município. Ele permite conhecer as situações de violações para a implantação de políticas públicas, redução de desigualdades sociais e melhoria da qualidade de vida da população.

"O observatório é essencial para avaliar as demandas nas áreas das políticas públicas para as minorias. Com base em seus indicadores é possível aplicar as melhores soluções em favor das pessoas”, disse Alexandre Dentista, secretário de Direitos Humanos, pasta responsável pelo observatório.

Entre os trabalhos já desenvolvidos pelo órgão estão relatórios com informações sobre violência conta a mulheres, retratos da juventude e efeitos da pandemia de covid-19, inclusão e educação de pessoas com deficiência, entre outros. Também foram elaborados diagnósticos para o Plano Municipal de Direitos Humanos do município e para a Rede Intersetorial de Proteção da Criança e do Adolescente de Guarulhos. Eles podem ser conferidos no site https://portaldireitoshumanos.guarulhos.sp.gov.br.

Imagens: Divulgação/PMG