Ouvidoria do município recebeu mais de cinco mil solicitações em 2022

Quarta, 25 de Janeiro de 2023 - 11:49

A Ouvidoria-Geral da Prefeitura de Guarulhos recebeu entre janeiro e dezembro de 2022 um total de 5.134 chamados, número que representa um aumento de 418 solicitações em relação a 2021. A informação foi publicada pelo órgão no Relatório Anual 2022, que está disponível em bit.ly/AtividadesAnuais22.

O documento mostra que mais de 90% das demandas recebidas em 2022 foram encaminhadas, atendidas e fechadas em menos de dois dias, o que demonstra um desempenho ágil das equipes. Dentre esses pedidos, houve 2.706 solicitações de informação, 2.005 reclamações, 354 denúncias, 36 elogios e 33 sugestões. Outro ponto importante é a participação da Ouvidoria na implementação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e na formação dos servidores sobre o tema.

De acordo com o controlador-geral do município, João Bruno, o trabalho do órgão é essencial para a melhoria dos serviços públicos. “Nós atuamos como um dos principais interlocutores da população e esse relatório mostra, em números, os pontos que melhoraram significativamente na comparação com o ano anterior”, comentou. Bruno destacou a implementação da Carta de Serviços no site da Prefeitura de Guarulhos, que tornou a consulta dos serviços muito mais acessível e intuitiva para a população, além do constante diálogo entre as secretarias para responder aos munícipes com mais agilidade.

Como entrar em contato

É possível contatar a Ouvidoria pelo telefone 08000-551-715, pelo email ouvidoria@guarulhos.sp.gov.br ou pelo Portal da Ouvidoria (https://www.guarulhos.sp.gov.br/ouvidoria-do-municipio), canais por meio dos quais o munícipe pode não somente registrar o seu contato com total comodidade, como também ter a garantia de anonimato, se preferir.

O cidadão deve recorrer à Ouvidoria como um órgão de segunda instância, ou seja, quando não obtiver resposta ou solução satisfatória junto aos órgãos municipais, quando sentir-se mal atendido ou que deixou de ter seus direitos garantidos. Além de atuar para a solução desses casos, a Ouvidoria também elabora propostas que contribuam com o aperfeiçoamento dos serviços.

Imagem: Divulgação/PMG