Palestra aborda direitos do servidor quanto às pessoas sob sua responsabilidade

Quarta, 07 de Dezembro de 2022 - 12:03

Um público de 80 servidores de diversas secretarias participou da palestra “Direitos dos Servidores para Cuidar de Crianças e Adolescentes sob sua Responsabilidade” no auditório do Paço Municipal nesta quarta-feira (7). A iniciativa Secretaria de Gestão de Guarulhos faz parte da programação da 2ª Semana de Direitos Humanos, cujo tema neste ano é “Somos pessoas de direitos? Um olhar para infâncias e juventudes”.

“É importante que todos nós tenhamos cuidados e atenção especial com nossas crianças. A Prefeitura vai esclarecer dúvidas sobre a legislação pensando em algumas situações vivenciadas pelos servidores e seus filhos, incluindo também a legislação de recursos humanos em geral”, disse o secretário de Gestão, Adam Kubo, ao abrir o evento.

As servidoras Karolina Avilez, que é enfermeira do trabalho responsável pelo setor de psicologia do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho, e a assistente social do Departamento de Recursos Humanos, Sandra Carvalho, abordaram assuntos como licença-maternidade e paternidade, atestado para acompanhamento de familiares, direitos para gestantes e jornada especial de trabalho. Elas trataram também sobre os fluxos e processos para a efetivação dos direitos de forma fluida e sem transtornos para os funcionários.

Por sua vez, o diretor da Subsecretaria de Políticas para Mulheres, Tiago Ortaet, discorreu sobre a paternidade responsável, o elo e o afeto entre pais e filhos. "Educar para a liberdade, para o afeto e para a igualdade de gênero é um pacto social de todos nós para formarmos uma geração de cidadãos mais empáticos. Paternar é essencialmente um alicerce fundamental para o desenvolvimento saudável de nossas crianças”, afirmou o diretor.

Imagens: Sidnei Barros/PMG