Palestras destacam a importância dos direitos humanos

Terça, 03 de Setembro de 2019 - 16:59

Com o tema “Direitos Humanos, Participação e Democracia”, a Prefeitura de Guarulhos promoveu nesta terça-feira (3) o segundo encontro do 3º Ciclo de Palestras Políticas Públicas e Direitos Humanos no auditório da Secretaria de Educação, no Macedo. Os palestrantes, a jornalista Conceição Lourenço e o professor Bruno Konder Comparato (Unifesp), falaram sobre “Jornalismo e a participação da pessoa negra” e “Planos de direitos humanos: história e importância”, respectivamente.

A jornalista enalteceu a realização de palestras e observou que existem poucos profissionais negros porque nem todos têm oportunidade de ingressar nas universidades. “As políticas públicas e de igualdade são muito importantes. Penso que quando se reconhece as diferenças é que a gente estabelece a igualdade”, disse Conceição, que confirmou a falta de profissionais negros na comunicação e em outras profissões.

O professor Comparato traçou uma linha do tempo para comentar a construção dos planos de direitos humanos no Brasil e no mundo, ressaltando as grandes conferências internacionais sobre o tema, em especial a de 1993, em Viena. “O plano ajuda a apontar o que precisa ser feito e quais as ações e metas em curto, médio e longo prazo”, afirmou. Comparato ressaltou que direitos humanos não podem ser tratados como ação de governo, mas sim de estado.

Coordenado pela Secretaria de Direitos Humano em parceria com a Escola Municipal de Administração Pública de Guarulhos (Esap), o ciclo de palestras visa a capacitar servidores públicos, conselheiros e funcionários de entidades prestadoras de serviços que atuam com direitos humanos na cidade.

Segundo o secretário de Direitos Humanos, Lameh Smeili, as palestras contribuem para refletir sobre o papel da sociedade na elaboração de políticas públicas necessárias para melhorar a qualidade de vida de todos, em especial dos mais vulneráveis.

O evento contou com a participação de Karolzinha da Silva, psicóloga clínica, música e poeta, que se apresentou com mensagens de empoderamento em suas criações, além de fazer críticas sociais com bom humor. Karolzinha lançou neste ano seu primeiro single,Frô de Cactus, e seu primeiro livro de poesia homônimo pela editora Va Cartonera.

Publicação

Os participantes do encontro receberam o livro do 1º Ciclo de Palestras Políticas Públicas e Direitos Humanos, realizado em 2017 com a participação de Eduardo Suplicy, vereador e ex-secretário de Direitos Humanos de São Paulo, José Carlos Vaz (Universidade de São Paulo), Mário Aquino Alves (Fundação Getúlio Vargas), Eduardo Valério (Ministério Público do Estado de São Paulo), Alexandre Piero (Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza), Tamara Crantschaninov (Fundação Getúlio Vargas) e Wagner de Melo Romão (Unicamp).

Fotos: Sidnei Barros/PMG