Prefeitura apresenta o programa Viva Baquirivu a gestores em Brasília

Quinta, 09 de Novembro de 2023 - 12:03

A Prefeitura de Guarulhos participou do 1º Encontro de Organismos Executores CAF (Corporação Andina de Fomento) no Brasil, sendo destaque ao apresentar um dos principais projetos de macrodrenagem em curso na cidade e no País. Durante os dois dias do evento, realizado em Brasília na terça (7) e quarta-feira (8), foram discutidas ainda as mudanças promovidas pela nova lei federal de licitações e seus impactos nos programas financiados pela CAF.

Na oportunidade, a administração municipal mostrou a relevância do investimento no Viva Baquirivu, nome oficial do Programa de Macrodrenagem de Controle de Cheias do Rio Baquirivu-Guaçu, que possibilitará a diminuição de cheias mediante a ampliação da calha do rio, a construção de reservatórios e a recuperação de áreas de várzeas com a implantação do maior parque linear da cidade e arborização.

“O encontro foi muito importante para a troca de experiências e a criação de uma rede de contatos entre os coordenadores dos diversos programas financiados pela CAF. Guarulhos se sente prestigiada por apresentar seu programa de macrodrenagem como um caso referencial”, disse o diretor de Relações Federativas e Internacionais da Secretaria de Governo de Guarulhos e coordenador do programa Viva Baquirivu, Jair Alexandre Gonçalves.

Viva Baquirivu

A CAF é responsável pelo aporte financeiro de US$ 96 milhões (aproximadamente 480 milhões de reais) para a realização de obras no rio Baquirivu e de infraestrutura nos bairros da região.

A iniciativa abrange, ainda, a construção de ciclovia e pista de corrida ao longo da margem do rio, a revitalização das vias urbanas, a ampliação dos corredores viários de acesso ao aeroporto internacional, entre outras melhorias.

Corporação Andina de Fomento (CAF)

A CAF é um banco de desenvolvimento fundado em 1970 e formado por 19 países – 17 da América Latina e do Caribe, além de Espanha e Portugal – assim como por 14 bancos privados da região.

O banco promove um modelo de desenvolvimento sustentável por meio de operações de crédito, recursos não reembolsáveis e apoio em estruturação técnica e financeira de projetos dos setores público e privado da América Latina.

Fotos: Divulgação/PMG