Prefeitura assina Termo de Cooperação do Programa Acessuas Trabalho

Sexta, 26 de Julho de 2019 - 16:41

Cerca de 50 representantes de empresas, instituições de ensino e entidades sociais participaram nesta sexta-feira (26) da solenidade de assinatura do Termo de Cooperação do Programa Acessuas Trabalho com a Prefeitura, no auditório do Paço Municipal. A iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social visa ao encaminhamento do público do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) e do Bolsa Família a vagas de emprego e formação profissional.

Durante o evento foram entregues placas às empresas e instituições parceiras do Acessuas Trabalho e ainda certificados aos 20 jovens, entre 14 e 23 anos, participantes da última oficina do programa, realizada em parceria com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) no CEU Bambi.

Representando o prefeito Guti, o secretário de Desenvolvimento e Assistência Social, Alex Viterale, destacou a importância das parcerias. “Precisamos de parceiros para construir um município melhor. Só o poder público não consegue atingir a todos. Atitudes como as de empresas parceiras do Acessuas Trabalho são de extrema valia. Esses parceiros demonstram que estão querendo investir na cidade”, ressaltou o gestor.

Já a secretária adjunta da pasta, Claudia Papotto, destacou o caráter de colaboração do programa. “Este tipo de trabalho, que é de integração e colaborativo, só faz a cidade ganhar. Parabéns a todos os envolvidos: empresários, instituições e funcionários da secretaria que dão oportunidade às pessoas, respeitando os critérios da Assistência Social. Que o programa tenha sempre sucesso e que possamos cada vez mais incluir pessoas nele”, disse Papotto.

O proprietário do Mercado Servidão, Joemílio Neres Amaral, destacou a importância da assinatura do Termo de Cooperação. “Parabenizo a iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social, que prioriza as pessoas que mais precisam. A implementação do Acessuas Trabalho prevê uma porta de saída para os munícipes em situação de vulnerabilidade, pois o trabalho é uma das maneiras de as pessoas serem protagonistas de suas próprias histórias. E é com muito orgulho que assino este termo, que abrirá as portas de nossa empresa para os jovens trabalhadores que serão encaminhados pela Assistência Social através do Acessuas Trabalho”, afirmou o empresário.

O representante do campus Guarulhos do Instituto Federal (IFF) de São Paulo, João Alves Pacheco, tratou da importância da parceria do IFF com o Acessuas Trabalho. “Nosso trabalho em conjunto com o Acessuas tem contribuído para que nossos cursos, de fato, sejam dirigidos às pessoas em situação de vulnerabilidade. Oferecemos, por exemplo, o Cursinho Popular, que tem por objetivo preparar estudantes para vestibulares e para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), no qual é preciso que o participante esteja inserido no CadÚnico”, disse o professor.

A coordenadora pedagógica da Escola Natasha Franco, Elisabete Barbosa, lembrou a parceria com a Prefeitura, que existe há alguns anos. “Nossa parceria com o Acessuas Trabalho vem ao encontro da missão da escola, que é formar cidadãos profissionais para o mercado de trabalho”, disse Elisabete.

Cursando o 3º ano do ensino médio, Tiago Gomes Pasciência, 16 anos, é um dos jovens que concluiu a oficina do Acessuas recentemente. “A oficina abre a nossa mente. Hoje vejo que a sociedade abre portas e não é apenas o que aprendemos em casa que servirá para nossa vida. Aprendemos muita coisa na oficina, como fazer currículo e a se portar em um trabalho. Eu pretendo seguir estudando e fazer um curso técnico de edição de vídeo, pois tenho vontade de cursar publicidade, jornalismo ou fotografia”, revelou o jovem morador do Residencial Bambi.

O programa

O Acessuas Trabalho visa a dar autonomia às famílias em situação de vulnerabilidade social e usuárias da Política de Assistência Social por meio da integração ao mundo do trabalho. Para participar, é necessário que a família seja acompanhada pelo Centro de Referência da Assistência Social (Cras) e esteja inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). A proposta faz parte de um conjunto de atividades para articulação de políticas públicas, mobilização, encaminhamento e acompanhamento de pessoas em situação de vulnerabilidade ou em risco social, permitindo acesso às oportunidades de trabalho.

O Acessuas Trabalho realiza oficinas, cursos de qualificação profissional e encaminhamentos para vagas de emprego. Atende o público com idades entre 14 e 59 anos, com prioridade para usuários de serviços, projetos e programas de transferência de renda.

Mais informações podem ser obtidas na unidade de atendimento do Acessuas Trabalho no Cras Centro (avenida Brigadeiro Faria Lima, 375, 2º andar, de segunda a sexta-feira das 8h às 16h30) ou nas demais unidades do Cras.

Fotos: Márcio Lino / PMG