Prefeitura celebra o mês da luta antimanicomial com ações a favor da saúde mental

Terça, 09 de Maio de 2023 - 16:56

Durante todo o mês de maio a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) de Guarulhos, por meio dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), promoverá ações com foco na luta antimanicomial junto aos usuários e a familiares dos pacientes de saúde mental. A programação contará com palestras, exibições de filmes, rodas de conversa, oficinas e, no Dia da Luta Antimanicomial, celebrado em 18 de maio, trabalhadores e usuários participarão de evento que acontecerá em São Paulo, no vão livre do Museu de Arte de São Paulo (Masp), em alusão à data.

 

O Movimento da Reforma Psiquiátrica, iniciado na década de 1970, resultou na aprovação da lei 10.216/2001, que dispõe sobre a proteção dos direitos das pessoas com transtornos mentais e redireciona o modelo de assistência à saúde.

 

Segundo Simone Queli, coordenadora da RAPS, o movimento faz lembrar que as pessoas com sofrimento mental também possuem o direito fundamental à liberdade, a viver em sociedade e a receber cuidados e tratamentos dignos.

 

“O movimento também repudia as internações em hospitais psiquiátricos, denuncia as graves violações aos direitos das pessoas com transtornos mentais e propõe a reorganização do modelo de atenção em saúde mental no Brasil a partir de serviços abertos, comunitários e territorializados, como os CAPS, as residências terapêuticas e as unidades de acolhimento”, explica Simone.

 

A coordenadora da RAPS ainda ressalta que 18 de maio é a data em que diversos movimentos sociais das áreas de saúde e direitos humanos celebram a defesa das políticas públicas em saúde mental, a luta contra a volta dos manicômios e a inclusão da pessoa com transtorno mental no ambiente familiar e social.

 

Para conhecer a programação em alusão ao mês da luta antimanicomial procure um dos CAPS do município, cujos endereços e telefones podem ser encontrados em https://www.guarulhos.sp.gov.br/centro-de-atencao-psicossocial-caps.

 

Imagem: Divulgação/PMG