Prefeitura de Guarulhos divulga nova UFG, mas mantém IPTU congelado

Quarta, 14 de Dezembro de 2022 - 11:58

A Prefeitura publicou no Diário Oficial desta terça-feira (13) o valor da Unidade Fiscal de Guarulhos que passará a vigorar a partir de 1º de janeiro do próximo ano: R$ 4,1502, o que representa um aumento de 5,38% em relação à UFG atual (R$ 3,9381). A correção para o exercício 2023 reflete a previsão de 5,79% de inflação para este ano, divulgada na segunda-feira (12) pelo Banco Central por meio do Boletim Focus.

A UFG é a referência para o cálculo dos tributos municipais, contudo, a correção não irá interferir no valor do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), que seguirá com o valor congelado aos adimplentes, conforme ocorre desde que a atual administração assumiu, no início de 2017.

De acordo com o prefeito Guti, o congelamento só e possível devido à constante queda da dívida do município e o consequente saneamento das contas públicas. “Nosso time planeja, minuciosamente, ano a ano para manter o IPTU congelado, o que garantimos que ocorrerá até 2024”, comentou.

Imagem drone: Diego Secco/PMG