Prefeitura investe na capacitação dos servidores da Assistência Social

Sexta, 17 de Novembro de 2023 - 11:12

Em busca de aperfeiçoar o atendimento à população em situação de vulnerabilidade em Guarulhos, 18 servidores da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social (SDAS) passaram, entre os dias 7 e 10 de novembro, por uma capacitação sobre o preenchimento dos formulários do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). A formação aconteceu no Centro de Referência da Assistência Social Sítio dos Morros e reuniu, além dos servidores guarulhenses, outros dois do município de Caieiras.

Entre os temas abordados estiveram as formas corretas de preenchimento dos formulários do CadÚnico, postura no atendimento das famílias, conceitos da entrevista, maneira adequada de preencher as informações de populações indígenas e quilombolas, famílias em situação de rua, pessoas resgatadas do trabalho análogo à escravidão, entre outros.

“O servidor que trabalha com atendimento precisa passar por esses treinamentos para, além de aprender a melhor forma de abordar a população, inserir corretamente os dados no sistema. Quanto mais informações tivermos, melhor conseguiremos definir o perfil e atender às necessidades dos munícipes”, afirmou o secretário Fábio Cavalcante, titular da SDAS.

CadÚnico

O Cadastro Único para Programas Sociais é a porta de entrada para o recebimento de diversos benefícios sociais dos governos federal, estadual e municipal. Ele dá acesso a programas como Bolsa Família, Tarifa Social de Energia Elétrica, Benefício de Prestação Continuada (BPC-Loas), Carteira do Idoso, ID Jovem, Viva-Leite, Minha Casa Minha Vida, entre outros.

Para recebê-los as famílias devem manter seus dados atualizados a cada dois anos no máximo ou sempre que houver uma alteração em sua situação.

Fotos: Divulgação/PMG