Prefeitura promove evento em celebração ao Dia do Dentista e ao Dia Nacional de Saúde Bucal

Quarta, 25 de Outubro de 2023 - 15:00

Em alusão ao Dia do Dentista e ao Dia Nacional de Saúde Bucal, celebrados nesta quarta-feira (25), a Secretaria da Saúde promoveu a oficina Saúde Bucal para alinhamento de ações coletivas de prevenção e promoção na terça-feira (24). A iniciativa contou com a participação de cirurgiões dentistas, auxiliares em saúde bucal, técnicos de saúde bucal e em prótese dentária, bem como residentes multiprofissionais. O encontro, que reuniu 450 profissionais nos períodos da manhã e da tarde, foi realizado na Universidade Guarulhos (UNG).

A oficina explorou temas como Saúde Bucal em Guarulhos, apresentou indicadores epidemiológicos da cidade, bem como o planejamento local e a classificação de risco, além de destacar as ações do Programa Saúde nas Escolas (PSE), uma parceria entre as Secretarias da Saúde e da Educação.

A programação também contou com roda de conversa sobre a importância das ações em saúde bucal no âmbito escolar, com a palestra "Tratamento restaurador atraumático" e discussão geral sobre saúde bucal. Além disso, os participantes também contaram com a palestra “Arte da felicidade: elementos essenciais da vida”, com a coach mentora de carreira, Meire Gonçalves.

Odontologia ativa

Após o surto de covid-19, que destacou os desafios da área odontológica devido à proximidade entre profissionais e pacientes, Guarulhos tem respondido com ação e inovação pós-pandemia. Isso inclui atividades fora das instalações tradicionais, como visitas domiciliares e o PSE, visando garantir um atendimento igualitário alinhado com o Sistema Único de Saúde (SUS). Além disso, o município está investindo na infraestrutura, reformando e ampliando os consultórios odontológicos nas unidades básicas de saúde, resultando em atendimentos mais ágeis e seguros.

Dois marcos significativos nesse período merecem destaque. O primeiro é a retomada da Campanha de Prevenção do Câncer Bucal, com profissionais realizando avaliações e orientações em domicílio para pacientes acamados. O segundo ponto forte é a reorganização dos serviços de saúde bucal na atenção primária em saúde, com foco na ampliação do acesso e na melhoria da resolutividade, atendendo crianças e adolescentes por meio de ações de promoção e prevenção.
Avanços

Os números refletem o sucesso das iniciativas mencionadas, com um aumento notável nos atendimentos. Enquanto em 2020 eram realizados 2,4 mil atendimentos por mês, atualmente, no primeiro quadrimestre de 2023, esse número saltou para 7,9 mil atendimentos mensais realizados em domicílios, instituições de longa permanência, escolas, unidades de saúde e eventos diversos, com a distribuição de escovas dentais e atividades de orientação em higiene bucal.

Desta forma, Guarulhos tem se destacado em várias áreas da saúde bucal com ampliação da oferta de serviços (maior número de atendimentos, grupos de acesso para priorização das demandas, atendimentos domiciliares expandidos e foco na saúde bucal de gestantes), atenção especializada (introdução de especialidades como disfunção têmporo mandibular e dor orofacial (DTM), odontogeriatria e confecção de aparelhos ortodônticos/ ortopédicos), assistência hospitalar (implantação de tratamento odontológico em pacientes com necessidades especiais no Hospital Municipal da Criança e do Adolescente, incluindo analgesia e anestesia geral), urgência (projeto de implantação de atendimento odontológico de urgência no PA Dona Luiza, instalação de raios-x odontológicos nos PAs e UPAs, e um protocolo de urgência e emergência municipal), habilitações (ampliação de recursos, habilitação para atender pessoas com necessidades especiais e implantação de um protocolo de desenvolvimento orofacial).