Profissionais de saúde participam de aula prática sobre dietas para pacientes disfágicos

Quarta, 21 de Junho de 2023 - 16:07

Na última segunda-feira (19) 29 profissionais da saúde, entre nutricionistas e fonoaudiólogos da rede pública municipal de Guarulhos, participaram de uma aula prática de preparações alimentares pastosas para pacientes disfágicos. A formação foi promovida pela Prefeitura em parceria com a Universidade Guarulhos (UNG) no campus da instituição.

Na aula, conduzida pela professora Bianca Volpon, do curso de gastronomia, e gravada por profissionais de publicidade e propaganda da universidade, as participantes aprenderam a fazer mingau de banana e canela com chá espessado como opção de refeição pastosa para o café da manhã e, para o almoço, um prato composto por arroz com brócolis, feijão, batata, cenoura e carne moída, além de suco de morango espessado e purê de maçã de sobremesa.

A nutricionista e coordenadora da Rede de Doenças Crônicas da Secretaria da Saúde, Lígia Ortolani dos Santos, à frente do evento, explica que pessoas com disfagia devem ser acompanhadas por nutricionistas e fonoaudiólogas devido à dificuldade ou incapacidade que têm em engolir alimentos, o que pode levá-las a desenvolver problemas como desnutrição. “Os profissionais aprenderem a elaborar preparações pastosas viabiliza resultados positivos na terapia nutricional do paciente, além de oferecer maior diversificação da alimentação oral com líquidos espessados de forma segura e eficaz”, explicou.

Sobre a disfagia

A disfagia é uma condição causada por doenças neurológicas, como acidente vascular cerebral, tumores na região de cabeça e pescoço, efeitos colaterais de medicamentos ou quadros degenerativos próprios do envelhecimento. Além disso, também pode ser uma das consequências da covid-19 em pacientes que tiveram de ser intubados.

Os principais sintomas incluem dificuldade em engolir alimentos, líquidos ou medicações, tosse, engasgo e sensação de comida parada na garganta. Portanto, em caso de apresentação desses sintomas, a orientação é procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima da residência. Os endereços das UBS de Guarulhos podem ser consultados no link www.guarulhos.sp.gov.br/unidades-basicas-de-saude-ubs.

Fotos: Divulgação/PMG